Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44083
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Explorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional
Autor : Souza, Isabelle Maria Lima de
Campos, Lívia Maria Rodrigues Sampaio
Andrade, Wilkerson Lucena
Palabras clave : Laboratórios de robótica - Educação Básica(EB);Pensamento Computacional (PC) - robótica;Aprendizado - habilidades no PC
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : SOUZA, Isabelle Maria Lima de; CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio; ANDRADE, Wilkerson Lucena. Explorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 639-648.
Resumen en portugués brasileño: Laboratórios de robótica para Educação Básica(EB) frequentemente ´ são adquiridos visando o ensino das ciências. Contudo, o uso da robótica na EB ´ e dificultado por limitações de estrutura física, materiais didáticos e formação de profissionais. Assim, com o intuito de facilitar o uso da robótica em escolas ´ estaduais de EB, realizamos um trabalho desde a organização dos laboratórios ate a oferta de aulas. Analisamos os efeitos do trabalho considerando a vis ´ ao˜ dos gestores escolares e a evolução do Pensamento Computacional (PC) de ˜ 41 alunos de 1a Serie do Ensino Médio. Os resultados indicam que o uso da ´ robótica na EB considerando fatores físicos e metodológicos motiva professores ´ e alunos, estimula o aprendizado e as habilidades do PC dos alunos.
Abstract: Robotics laboratories for Basic Education schools (BE) are often acquired aiming teaching sciences. However, the use of robotics in EB is difficult due to limitations of physical structure, academic materials, and training of professionals. Thus, we carried a work, from the organization of the laboratories to the offer of classes, with the purpose of facilitating the use of robotics in state schools. We analyzed the effects of the mentioned work considering the vision of the school managers and the evolution of the Computational Thinking (CT) of 41 high school freshman. The results indicate that the use of robotics to BE considering physical and methodological factors motivates teachers and students, stimulates students’ learning and CT skills.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44083
ISSN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_imlsilva.pdf442,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.