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Tipo: Artigo de Periódico
Título : EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental
Autor : Pires, Fernanda Gabriela de Sousa
Ferreira, Rafaela Melo
Silva, Marcos Guibson
Batista, Jean
Franzoia, Fabrizio
Freitas, Rosiane de
Palabras clave : Pensamento Computacional;EcoLogic - consciência ambiental e ecológica;EcoLogic - jogo de consciência ambiental
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa; FERREIRA, Rafaela Melo; SILVA, Marcos Guibson; BATISTA, Jean; FRANZOIA, Fabrizio; FREITAS, Rosiane de. EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 629-638.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo trata da proposta de um jogo educacional, que visa desenvolver o Pensamento Computacional através do entendimento e cuidados com o ambiente em que se vive, com intuito de gerar consciência ambiental e ecológica. EcoLogic é um jogo digital de ação e estratégia em formato de puzzle, cuja missão do jogador consiste em explorar o ambiente resolvendo problemas lógicos. O tema tratado é a sustentabilidade através da coleta seletiva de lixo. Está ancorado nos quatro pilares do Pensamento Computacional e usa o Construcionismo como princípio de ação. O jogo foi desenvolvido para crianças a partir de oito anos, com aplicação recomendada tanto para uso em escolas, como apoio pedagógico, como uma ferramenta de entretenimento por crianças, jovens e adultos.
Abstract: This article deals with the proposal of an educational game, which aims to develop Computational Thinking by understanding and caring for the environment in which one lives, in order to generate environmental and ecological awareness. EcoLogic is a digital puzzle and strategy game, whose mission is to explore the environment by solving logical problems. The theme addressed is sustainability through selective garbage collection. It is anchored in the four pillars of Computational Thinking and uses Constructionism as the principle of action. The game was developed for children from 8 years of age, with application recommended for use in schools, as a pedagogical support, as an entertainment tool for children, youth and adults.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44081
ISSN : 2316 8889
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