Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44071
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Mário Henrique | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Carlos Henrique Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T21:16:59Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T21:16:59Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Mário Henrique; PINHEIRO, Carlos Henrique Lopes. Sociologia e ensino superior: algumas reflexões teóricas e metodológicas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p. 399-425, jul./out. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44071 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociologia Pública | pt_BR |
dc.subject | Teoria Sociológica | pt_BR |
dc.title | Sociologia e ensino superior: algumas reflexões teóricas e metodológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino superior constitui uma das mais evidentes e relevantes inter-relações entre o sistema educacional e as demais esferas da vida social tais como economia, cultura e trabalho. Não obstante, a reflexão sobre este nível de ensino enseja múltiplas abordagens que variam desde os aspectos políticos, econômicos, tecnológicos, espaciais (territoriais) até a dimensão mais pessoal do indivíduo em sociedade. A educação superior brasileira, ao longo dos últimos anos, tem sido motivo de vários debates e análises das mais diversas áreas do conhecimento, devido a, neste período, ter passado por inúmeras e rápidas transformações no que concerne à sua natureza legal e, por consequência, no que se refere à sua expansão territorializada, ou seja, uma expansão que ocorre pelo viés da interiorização. Por seu turno, a sociologia busca, de muitos modos, contribuir para o entendimento tanto das transformações pelas quais a educação universitária passou e tem passado desde meados do século XX e início do XXI, quanto das mudanças que estas proporcionam seja para as pessoas e para a sociedade, seja para análise do espaço urbano e a transformação das cidades. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mhcastrochlpinheiro.pdf | 186,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.