Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44043
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Robótica Educacional e Computação Desplugada: experiência em oficinas para calouros
Autor(es): Sousa, Breno
Ripardo, Dener
Campos, Izabel
Maciel, Jaqueline
Santos, Rafael
Raiol, Alberto Alan
Romano, Waldinei
Palavras-chave: Informática-instituições de Ensino Superior (IES);Semana do Calouro - Robótica Educacional;Robótica Educacional
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: SOUSA, Breno.; RIPARTO, Dener; CAMPOS, Izabela; MACIEL, Jacqueline; SANTOS, Rafael; ROMANO, Waldinei; RAIOL, Alberto Alan; BEZERRA, Fabio. Robótica Educacional e Computação Desplugada: experiência em oficinas para calouros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 540-549.
Resumo: A informatica é uma área rica em oportunidades de trabalho e inovação e por isso atrai muitos estudantes. Apesar disso, as Instituições de Ensino Superior (IES) que abrigam cursos nessa área também tem problemas com a retenção de alunos, fato que tem impacto na saúde financeira dessas IES. Ações que mitiguem esse problema são importantes para as IES e para a sustentabilidade da indústria que demanda esses profissionais. Este trabalho descreve ´ como a experiência com a Semana do Calouro pode mitigar esse problema. Os resultados relatados aqui são úteis para estimular ações semelhantes em outras IES. A Robótica Educacional e a Computação Desplugada funcionaram como uma linguagem de acolhimento e estímulo a área, e não, como poderia se supor, uma linguagem infantil ou que ridicularizasse a maturidade dos calouros.
Abstract: Information technology is an area rich in job opportunities and innovation and therefore attracts many students. Nevertheless, the Educational Institutions (EI) that are home to courses in this area also has problems with the retention of students, a fact that has impact on the financial health of them. This paper describes how the experience with freshmen can help mitigate this problem. The results reported here are useful for stimulating similar actions in other EI. In this case, Educational Robotics and Unppluged Computing actually functioned as a language of welcome and stimulation in the field, not, as one might suppose, a childish language.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44043
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_bsousa.pdf627,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.