Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44035
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Um panorama do ensino de programação paralela e distribuída em universidades brasileiras |
Autor(es): | Bachiega, Naylor Garcia Souza, Paulo Sergio Lopes de Bruschi, Sarita Mazzini Souza, Simone do Rocio Senger de |
Palavras-chave: | Programação - profissionais em Computação;Aderência as diretrizes curriculares - ACM, IEEE e SBC;Ensino praticado e as diretrizes curriculares - profissionais em Computação |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFSCar |
Citação: | BACHIEGA, Naylor Garcia; SOUZA, Paulo Sergio Lopes de; BRUSCHI, Sarita Mazzini; SOUZA, Simone do Rocio Senger de. Um panorama do ensino de programação paralela e distribuída em universidades brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 480-489. |
Resumo: | Dominar a programação paralela e distribuída e primordial para profissionais em Computação. Instituições como ACM, IEEE e SBC recomendam o ensino dessa programação e fornecem detalhamentos de como ela deve ser estudada em cursos de Computação. Este artigo apresenta um panorama do ensino de programação paralela e distribuída de algumas das principais instituições ˜ de ensino superior do país, com o proposito de avaliar sua aderência as diretrizes curriculares propostas por ACM, IEEE e SBC. Os resultados mostram que ainda ha divergências em relação ao ensino praticado e as diretrizes curriculares consideradas, tópicos não abordados e dificuldade em encontrar documentos de consulta. |
Abstract: | To master parallel and distributed programming is fundamental for today’s computing professionals. Organizations such as ACM, IEEE, and SBC recommend teaching parallel and distributed programming and also provide details on how this topic should be studied in computer-based undergraduate courses. This article presents how the main institutions of higher education in Brazil approach teaching of parallel programming, with the purpose of evaluating its adherence to the syllabus proposed by ACM, IEEE, and SBC. Our results show that there are still differences regarding teaching and the syllabus considered, topics not covered and difficulty in finding documents related to the research |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44035 |
ISSN: | 2316 8889 |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_ngbachiega.pdf | 214,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.