Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43971
Type: | TCC |
Title: | GQM+PA: um framework baseado em goal-question-metric e pesquisa-ação para ensino de medição de software |
Authors: | Costa, Saori Pereira da |
Advisor: | Araújo, Allysson Allex de Paula |
Keywords: | Qualidade de Software;Medição de Software;GQM;Ensino;Pesquisa-ação |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | COSTA, Saori Pereira da. GQM+PA: um framework baseado em goal-question-metric e pesquisa-ação para ensino de medição de software. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | AEngenhariadeSoftwaresurgiudevidoanecessidadedeconstruirsistemasdesoftwarecomalta qualidade e com mínimo de recursos. Dessa forma, identifica-se a Qualidade de Software como uma importante área da Engenharia de Software por, justamente, preocupar-se em assegurar que produtos e processos de software tenham qualidade. Para compreender melhor se um processo ou produto de software é de qualidade ou não, é necessário avaliá-lo. Uma prática recorrente para tal processo é a medição de software, a qual está intrinsecamente relacionada ao conceito de métricas de software. Entretanto, a definição de quais métricas devem ser avaliadas em um projeto de software demonstra-se uma atividade complexa, necessitando, assim, de métodos de apoio a decisão. Dentre os métodos comumente adotados em projetos de software, pode-se destacar o Goal-Question-Metric (GQM). O GQM tem como objetivo alinhar a definição de métricas aos objetivos da organização. Todavia, sabe-se que a compreensão e execução dos processos que envolvem medição de software está naturalmente ligado ao nível de capacitação do profissional que a realiza. Nesse sentido, existem diversos desafios no ensino de qualidade de software o que torna necessário investigar diferentes abordagens que promovam aos alunos alinhar a teoria e prática e, consequentemente, os tornem profissionais mais preparados para o prosseguimento de suas carreiras. Diante de tais motivações, o presente trabalho objetiva propor um framework baseado na integração do método Pesquisa-ação ao GQM, denominado GQM+PA. Quanto a avaliação empírica do GQM+PA, investigou-se múltiplos casos de estudo no Núcleo de Práticas de Desenvolvimento de Sistemas (NPDS), estabelecido na Universidade Federal do Ceará (Campus de Crateús). Em relação às contribuições atingidas por este trabalho, destaca-se i) fornecer um mecanismo integrado para o aprendizado técnico e prático sobre medição de software, ii) viabilizar empiricamente aos discentes uma reflexão sobre a relevância quanto a constante acompanhamento de métricas de software e iii) todas as rotinas, dashboards e planilhas desenvolvidas podem ser adaptados em outros projetos e usufruídos como um ativo organizacional. |
Abstract: | Software Engineering emerged from the need to build software systems with high quality and with minimal resources. Hence, Software Quality is identified as an important area of Software Engineering,preciselybecauseitisconcernedwithensuringthatsoftwareproductsandprocesses have quality. In order to better understand whether a process or software product is of quality or not, it is necessary to evaluate it. A often practice for such a process is software measurement, whichisintrinsicallyrelatedtotheconceptofsoftwaremetrics. However,thedefinitionofwhich metrics should be evaluated in a software project demonstrates a complex activity, thus requiring methods for support decision. Among the methods usually adopted in software projects, one can highlight the Goal-Question-Metric (GQM). GQM aims to align the definition of metrics with the objectives of the organization. However, it is known that the understanding and execution of processes adressing software measurement is naturally linked to the level of qualification of the professional that performs it. Therefore, there are several challenges in teaching software quality, which makes it necessary to investigate different approaches that encourage students to align theory and practice and, consequently, make them professionals better prepared to continue their careers. Faced with such motivations, the present work aims to propose a framework, called GQM+PA, based on the integration between the research-action method and GQM. Concerning totheempiricalevaluationofGQM+PA,multiplecasesofstudywereinvestigatedinthePractical Center of Systems Development (NPDS), headed at the Federal University of Ceará (Campus Crateús). Regarding the contributions, one can highlight i) provide a integrated framework for enabling both theoretical and practical learning about software measuring, ii) empirically empower the students to the process of thinking about the relevance in carrying out software metrics analyses and iii) all the routines, dashboards and sheets be available to be adapted for other projects ans exploited as an organizational asset. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43971 |
Appears in Collections: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_spcosta.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.