Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43957
Type: Artigo de Evento
Title: Fetiche da tecnologia: um estudo sobre o perfil do pedagogo e os desafios da educação frente ao uso das redes sociais na sociedade contemporânea
Authors: Castro, Jéssica de
Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Lima, Francisco Weslley
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Keywords: Redes Sociais;Formação de professor;Alienação
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Hermínio; CASTRO, Jéssica de; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; LIMA, Francisco Weslley. Fetiche da tecnologia: um estudo sobre o perfil do pedagogo e os desafios da educação frente ao uso das redes sociais na sociedade contemporânea . In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO À DISTANÇIA. 11-13 jul. 2018, São Carlos (SP). Anais ... São Carlos (SP): UFSCar, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A sociedade contemporânea vivencia transformações resultantes da evolução das tecnologias de informação, repercutindo em diversos setores da sociedade. Considerando o âmbito educacional como espaço responsável pelas relações humanas com as redes sociais, o trabalho em questão, derivado de um trabalho de conclusão de curso, intitulado: “Desafios da educação e o uso das redes sociais na sociedade contemporânea”, fez uso de procedimentos metodológicos a partir de uma abordagem quantiqualitativa, como também de pesquisa bibliográfica. Desta forma, foi aplicado um questionário, com questões objetivas e subjetivas, com um grupo de 30 sujeitos, em situação de formação em andamento ou concluída no curso de Pedagogia-UFC, a fim de traçar um perfil de uso das redes sociais atuais, pelo pedagogo, objetivando avaliá-las como ferramentas de ensino e aprendizagem. Os dados apontaram que há uma tensão dos pedagogos em utilizarem essas ferramentas em suas práticas docentes, mesmo utilizando-as em seus cotidianos, devido às fragilidades de suas respectivas formações acadêmicas e a abstenção da escola em se colocar como interlocutora desse debate sobre a cultura digital, o que torna-se um problema no atual contexto em que vivemos cuja vida também acontece na esfera sócio- digital, acarretando inúmeros problemas sociais urgentes de atenção, a exemplo da propagação das brincadeiras perigosas e os desafios da internet.
Abstract: Contemporary society experiences transformations resulting from the evolution of information technologies, impacting on several sectors of society. Considering the educational scope as the space responsible for human relations with social networks, the work in question, derived from a course conclusion entitled "Challenges of education and the use of social networks in contemporary society", made use of methodological procedures from a qualitative-quantitative approach, as well as from bibliographic research. In this way, a questionnaire with objective and subjective questions was applied to a group of 30 subjects, in a training situation in progress or completed in the course (PEDAGOGIA / UFC), in order to draw a profile of the use of current social networks, by the pedagogue, aiming to evaluate them as teaching and learning tools. The data pointed out that there is a tension among pedagogues to use these tools in their teaching practices, even using them in their daily lives, due to the weaknesses of their respective academic formations and the abstention of the school to put itself as interlocutor of this debate on the digital culture . This becomes problematic in the current context in which we live, where life also happens in the social-digital sphere, causing numerous social problems, such as the spread of dangerous games and the challenges of the internet, among others, that need attention to be solved .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43957
ISSN: 2316 8722
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_lmsnepomuceno.pdf603,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.