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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coutinho, Fernanda Maria Abreu | - |
dc.contributor.author | Gutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T14:12:43Z | - |
dc.date.available | 2019-07-22T14:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; COUTINHO, Fernanda Maria Abreu. As narrativas em cor de Henri Matisse. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p.111-124. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-420-0725-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43826 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica e Editora | pt_BR |
dc.subject | Matisse, Henri, 1869-1954 | pt_BR |
dc.subject | Colagem | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Pintura francesa | pt_BR |
dc.title | As narrativas em cor de Henri Matisse | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | [...]A Tristeza do Rei (1952), (guaches recortados, 292 x 396 cm), pertencente atualmente ao Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou, em Paris, representa uma das últimas realizações criativas da longa carreira de Henri Matisse ((Le Cateau- Cambrésis, 1869 - Nice, 1954). Muitos críticos apontam este trabalho como obra-súmula de sua arte, pois a narratividade nele presente, apontada já no título, é traduzida pictoricamente na essencialidade da linha e da cor, de tal forma os elementos, descarnados como estruturas, volatilizam-se em puro movimento. A visão do quadro desperta no espectador a sensação de que está diante de um móbile, com os três elementos: a bailarina, o rei, e a figura escolhida mais à esquerda descrevendo evoluções nesta coreografia multicor. Na realidade, a alusão ao número de "personagens" nada mais é que um ponto de apoio no esforço descritivo, uma vez que nenhum deles pode ser seccionado do conjunto, sob pena de uma mutilação interpretativa. Este é um quadro singular dentro da criação de Matisse, que dificilmente reunia num só trabalho várias figuras humanas.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Capítulos de livro |
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