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Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento de um jogo de ensino utilizando a simulação computacional e a aprendizagem baseada em problemas: uma aplicação no contexto do Lean Manufacturing
Autor(es): Braga, Lucas de Almeida
Orientador: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave: Ensino de Engenharia;Simulação;Flexsim;ABP;Aprendizagem Baseada em Problema;Lean Manufacturing;Manufatura Enxuta
Data do documento: 2019
Citação: BRAGA, Lucas de Almeida. Desenvolvimento de um jogo de ensino utilizando a simulação computacional e a aprendizagem baseada em problemas: uma aplicação no contexto do Lean Manufacturing. 2019. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: É certo que o mercado de trabalho, diante das mudanças oriundas do capitalismo e da globalização, necessita cada vez mais de profissionais dinâmicos, flexíveis e qualificados para atuar em diversas áreas, principalmente na engenharia. Porém, fatos como o processo de aprendizagem por vezes passiva nas universidades e a desmotivação dos alunos acarreta na inserção de profissionais com certas deficiências de conhecimento no mercado. Deste modo, ao longo dos últimos anos, preza-se pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem que possam dar apoio às metodologias tradicionais no país. Desta forma, esse estudo descreve o desenvolvimento e a aplicação, em laboratório, de um jogo multiplayer focado no apoio ao ensino de conceitos de produção enxuta para alunos do curso de Engenharia de Produção. Isso foi possível graças a utilização do software de simulação Flexsim e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como ferramentas conjuntas para potencializar conceitos teóricos relacionados a produção enxuta. Através de diversas aplicações, foi possível qualificar o impacto do jogo e suas qualidades, por meio de questionários respondidos por alunos. Esta avaliação apontou que 90% dos participantes concordaram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento da filosofia de gestão Lean. Além disso, 100% dos alunos apontaram que tiveram a oportunidade de elaborar estratégias enquanto jogavam, validando a teoria e solução apontada neste estudo que encontrou resultados bastante satisfatórios.
Abstract: Certainly, given the changes caused by capitalism and globalization, the labor market increasingly demands dynamic, flexible and qualified professionals to work in several areas, especially in engineering. However, facts such as the learning process in universities, that sometimes can occur in a passive way, and the demotivation of the students end up inserting professionals with some lack of knowledge in the market. As such, over the past years, the use of active learning methodologies that can give support to the traditional methodologies in the country has been praised. Therefore, the following study describes the development and application of a multiplayer game, laboratory-made, focused on supporting the teaching of Lean Manufacturing concepts for students of Production Engineering. This was possible thanks to the use of the Flexsim simulation software and Problem Based Learning (PBL) as joint tools to enhance theoretical concepts related to Lean production. Through several applications, it was possible to qualify the impact of the game and its qualities, through questionnaires answered by students. This assessment pointed out that 90% of participants agreed that the game contributed to a better understanding of the Lean management philosophy. In addition, 100% of the students indicated that they had the opportunity to elaborate strategies while playing, validating the theory and solution pointed out in this study that found quite satisfactory results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43668
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

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