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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43584
Type: | TCC |
Title: | O ensino da hanseníase em curso de graduação em Enfermagem do Ceará |
Authors: | Silva, Patrícia do Nascimento |
Advisor: | Nogueira, Paula Sacha Frota |
Keywords: | Hanseníase;Enfermagem;Educação em Enfermagem |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, P. N. O ensino da hanseníase em curso de graduação em Enfermagem do Ceará. 2019. 40 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um sexto da população mundial possui uma ou mais Doença Negligenciada (DN) totalizando mais de um bilhão de pessoas. Mesmo com a redução de casos nos últimos anos, a hanseníase ainda permanece no topo das DN prevalentes no Brasil. O desconhecimento da população sobre a doença somado ao despreparo dos profissionais de saúde leva a uma manutenção da cadeia de transmissão. Os profissionais de saúde pouco sabem sobre a temática e tal deficiência pode estar relacionada à ausência do conteúdo nos cursos superiores da área da saúde. Este trabalho teve como objetivo avaliar o ensino sobre hanseníase no curso de Enfermagem de IES federal situada em Fortaleza - Ceará. Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo-exploratório, com abordagem mista. A amostra foi composta por 44 acadêmicos matriculados no primeiro e último semestre de curso de graduação em Enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio de um formulário eletrônico autoaplicável, desenvolvido através da plataforma do Google, enviado por e-mail. O formulário contou com dados sobre idade, sexo, renda, informações sobre o ensino da hanseníase na formação acadêmica, e ao final, foi aplicado um mini teste de conhecimento envolvendo 10 questões objetivas sobre hanseníase. As respostas ficaram armazenadas em planilha de dados em nuvem gratuita (Google Drive), vinculada ao e-mail da pesquisadora. A amostra foi composta por 24 (54,5%) acadêmicos do primeiro semestre e 20 (45,5%) acadêmicos do último semestre, com média de idade de 22,6±6,3anos, sexo feminino (93,2%; 41/44), a renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (50,0%; 22/44). 39 estudantes (88,6%) já conheciam a hanseníase, ocorrendo na escola esse primeiro contato. Todos os acadêmicos do último semestre afirmaram ter contato com o tema durante a graduação. A abordagem mais utilizada foi aula expositiva (40,0%; 20), com carga horária de 12 a 20 horas (55,0%; 11). Após a aplicação do teste de conhecimento específico observou-se que os estudantes do primeiro semestre apresentaram melhor desempenho nas questões de conhecimento básico, já os do último semestre demonstraram conhecimento regular em todo o teste. Diante do exposto, é possível afirmar que o ensino em hanseníase ministrado no curso de enfermagem foi parcialmente satisfatório para o conhecimento teórico. Apesar disso, faz-se necessário uma reestruturação na carga horária oferecida, visando assim, à formação de profissionais qualificados e aptos a atuar frente às ações de controle da hanseníase. |
Abstract: | According to the World Health Organization (WHO), one-sixth of the world's population has one or more Neglected Diseases (DN) totaling more than one billion people. Even with the reduction of cases in recent years, leprosy still remains at the top of the prevalent DNs in Brazil. The population's lack of knowledge about the disease and the unpreparedness of health professionals leads to a maintenance of the transmission chain. Health professionals know little about the subject and such deficiency may be related to the lack of content in higher education courses in the health area.The aim of this study was to evaluate the teaching on leprosy among nursing students of a Federal Higher Education Institution located in Fortaleza - Ceará. It is a cross-sectional, descriptive-exploratory study with a mixed approach. The sample consisted of 44 students enrolled in the first and last semester of undergraduate Nursing courses. The data collection took place through a self-administered electronic form, developed through the Google platform, sent by e-mail. The form had data on age, sex, income, information on leprosy teaching in academic formation, and at the end, a mini knowledge test was applied involving 10 objective questions about leprosy. Responses were stored in a free cloud worksheet (Google Drive), linked to the searcher's email. The sample consisted of 24 (54.5%) academic students in the first semester and 20 (45.5%) academics in the last semester, with a mean age of 22.6 ± 6.3 years, female (93.2%; 41/44), the family income between 1 and 3 minimum wages (50.0%, 22/44). 39 students (88.6%) already knew leprosy, occurring in school that first contact. All the scholars of the last semester stated that they had contact with the subject during graduation. The most used approach was an expositive class (40.0%, 20), with a workload of 12 to 20 hours (55.0%, 11). After the application of the specific knowledge test, it was observed that the first semester students presented better performance in the basic knowledge questions, while the last semester demonstrated knowledge throughout the test. In view of the above, it is possible to affirm that the teaching in leprosy taught in the nursing course was partially satisfactory for the theoretical knowledge. Despite this, it is necessary to restructure the workload offered, aiming at the formation of professionals qualified and able to act in the face of leprosy control actions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43584 |
Appears in Collections: | ENFERMAGEM - Monografias |
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