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Tipo: TCC
Título: Implantação, educação permanente e gerenciamento de sistema informacional para gestão do cuidado no contexto hospitalar
Autor(es): Silva, Laudicéa Cardoso da
Orientador: Oliveira, Roberta Meneses
Palavras-chave: Gestão em Saúde;Gestão da Informação em Saúde;Sistemas de Informação Hospitalar;Enfermagem
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, L. C. Implantação, educação permanente e gerenciamento de sistema informacional para gestão do cuidado no contexto hospitalar. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Na gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde, o gerenciamento de informação pode ser desenvolvido a partir de ações estratégicas que possuem articulações junto aos processos de trabalho em saúde, repercutindo em redução de custos, aumento da qualidade no atendimento, aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão e maior dinamismo de operações de trabalho no SUS. Nessa perspectiva, a gestão da informação funciona como uma aliada estratégica, no momento em que as informações são sistematizadas em favor do aperfeiçoamento do processo decisório. Objetivou-se, assim, relatar a experiência de acadêmica de enfermagem no processo de implantação, educação permanente e gerenciamento de um sistema informacional para gestão do cuidado em hospital público. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na atuação de acadêmica de enfermagem em serviço de atendimento ao cliente de hospital público referência para o Estado do Ceará, com início em junho de 2017, estendendo-se a maio de 2019. Teve como referencial, ainda, o estudo das evidências científicas relacionadas à gestão do SUS, sistemas de informação e o papel gerencial do enfermeiro no cenário hospitalar. A experiência possibilitou à discente compreender os processos de gerenciamento de um sistema informacional para melhoria da qualidade da atenção hospitalar. Para melhor descrição desta experiência, o relato foi dividido em cinco seções: 1. O cenário da experiência e seus processos; 2. Inserção no núcleo de atendimento ao cliente e implantação do sistema informacional: primeiras impressões/ educação permanente; 3. O papel gerencial do enfermeiro e sua equipe no Núcleo de Atendimento ao Cliente e sua relevância para a formação acadêmica em enfermagem; 4. O Núcleo de Atendimento ao Cliente como ferramenta de tomada de decisão para a gestão em saúde/acreditação hospitalar e promoção da cultura de segurança do paciente; 5. Núcleo de Atendimento ao Cliente: mudanças e melhorias. Considera-se que o contato precoce com os processos de trabalho de um hospital de grande porte e de referência para o SUS permitiu melhor conhecimento e compreensão das rotinas e fluxos do serviço, lidando diariamente com situações-problema e atuando como intermediador de conflitos que instigaram negociações capazes de conduzir a soluções rápidas, criativas e inovadoras. Desse modo, a experiência foi considerada enriquecedora para a formação acadêmica e para a tomada de decisões mais assertivas na futura prática profissional.
Abstract: In the management of work in the Unified Health System, information management can be developed based on strategic actions that have articulations with health work processes, affecting cost reduction, increasing the quality of care, improving management mechanisms and greater dynamism of work operations in SUS. In this perspective, the information management functions as a strategic ally, when the information is systematized in favor of perfecting the decision making process. The objective was to report the experience of a nursing student in the process of implantation, permanent education and management of an information system for management of care in a public hospital. This is a descriptive study, of the type of experience report, based on the nursing academic performance in Customer Attendance Nucleus of reference public hospital for the State of Ceará, during June 2017 until May 2019. It had as reference, still, the study of the scientific evidences related to SUS management, information systems and the managerial role of nurses in the hospital setting. The experience enabled the student to understand the management processes of an informational system to improve the quality care in the hospital. For a better description of this experience, the report was divided into five sections: 1. The experience scenario; 2. Insertion in the Customer Attendance Nucleus and implementation of the information system: first impressions / permanent education; 3. The managerial role of nurses and their staff in the Customer Attendance Nucleus and its relevance to the academic training in nursing; 4. The Customer Attendance Nucleus as a decision-making tool for health management / hospital accreditation and promotion of patient safety culture; 5. Customer Attendance Nucleus: changes and improvements. It is considered that the early contact with the work processes of a large hospital and reference for the SUS allowed a better knowledge and understanding of routines and service flows, dealing daily with problem situations and acting as a mediator of conflicts that instigated negotiations capable of leading to quick, creative and innovative solutions. In this way, the experience was considered enriching for the academic formation and the more assertive decision making in the future professional practice. Keywords: Health Management. Health Information Management. Hospital Information Systems. Nursing. Customer Attendance Nucleus.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43582
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