Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43537| Tipo: | Capítulo de Livro |
| Título : | O ator frente à máscara |
| Autor : | Gutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de Barroso, Raimundo Oswald Cavalcante |
| Palabras clave : | Teatro de máscaras;Máscaras;Arte folclórica;Teatro (Literatura);Artes cênicas |
| Fecha de publicación : | 2015 |
| Editorial : | Expressão Gráfica e Editora |
| Citación : | GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; BARROSO, Raimundo Oswald Cavalcante. O ator frente à máscara. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 21-40. |
| Resumen en portugués brasileño: | A mim, sempre pareceu que o segredo do teatro está nas máscaras e que, não por acaso, ela é seu símbolo. Até hoje, considero que, grosso modo, os atores se dividem entre aqueles que dão vida aos personagens e aqueles que se disfarçam nos mesmos. Ambos, porém, usam máscaras, mesmo que não como um adereço acrescentado a seu corpo. Explico melhor, a máscara é sempre um elemento integrante do jogo teatral, até quando o ator utiliza o próprio corpo para lhe dar forma. Um rosto pintado ou até um rosto enrijecido pode funcionar como uma máscara, entendida como a fixação de um semblante, de uma fisionomia. O mesmo fenômeno acontece com a mecanização de um corpo. No primeiro caso se tem uma máscara apenas facial e, no segundo, uma máscara corporal.[...] |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43537 |
| ISBN : | 978-85-420-0725-1 |
| Aparece en las colecciones: | PPGS - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2015_capliv_amrmgutierrezrocbarroso.pdf | 10,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.