Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43179
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Gênero e educação: reflexões sobre o percurso histórico da educação feminina no Brasil |
Autor(es): | Lustosa, Maria Anita Vieira Pires, Márcia Gardênia Lustosa |
Palavras-chave: | Educação feminina no Brasil;Mercado formal de trabalho - inserção da mulher;Mulheres educandase educadoras |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | LUSTOSA, Maria Anita Vieira; PIRES, Márcia Gardênia Lustosa. Gênero e educação: reflexões sobre o percurso histórico da educação feminina no Brasil. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 155-165. |
Resumo: | O presente capítulo desenvolve algumas reflexões sobre a educação feminina no Brasil, examinando concisamente o seu percurso histórico na sociabilidade do capital, destacando as primeiras iniciativas de instrução para mulheres desde o período colonial, os avanços e recuos das ações educativas implementadas no decurso da história, revelando as trajetórias das possíveis conquistas da mulher na luta pelo direito à escolarização. Dessa forma, este ensaio busca compreender o papel da educação no que concerne à sujeição feminina a um padrão de sociedade antagônico. Para tanto, destaca o esboço histórico para elaboração de um modelo educacional erguido sobre as bases de uma cultura patriarcal em que se observa a condição de submissão social do papel feminino.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43179 |
ISBN: | 978-85-7282-497-2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_mavlustosamglpires.pdf | 7,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.