Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43163
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A contradição do não idêntico sob o aspecto da identidade na "dialética negativa" de Theodor Adorno e suas consequências para a educação |
Authors: | Rech, Hildemar Luiz Lima, Isaías Batista |
Keywords: | Dialética Negativa e educação;Capitalismo tardio;Dialética Negativa e Razão Crítica;Dialética Negativa de Adorno |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | RECH, Hildemar Luiz; LIMA, lsaías Batista. A contradição do não idêntico sob o aspecto da identidade na "dialética negativa" de Theodor Adorno e suas consequências para a educação. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Para Adorno, o conceito se explicitou como insuficiente e a práxis se mostrou falha no contexto do Iluminismo e, especialmente, no capitalismo tardio. Independentemente do que pretendesse a teoria, o retorno à Filosofia se impôs pela própria não identidade entre teoria e práxis e pelas próprias carências e deficiências inerentes a ambas. E, por isso, a consciência do não idêntico entre a realidade e o conceito, entre a práxis e a teoria é o núcleo da dialética negativa (ADORNO,1995a).[...] A razão crítica apoiada na dialética negativa significa um movimento de ruptura com a razão identificadora que, segundo Adorno, sustenta o equívoco de procurar explicar o mundo a partir da construção de uma identidade com ele. Identidade esta realizada apenas de modo teórico e imposta unilateralmente pela práxís, como se a realidade pudesse ser encaixada sem resíduos em modelos teóricos de identificação (ADORNO, 1975).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43163 |
ISBN: | 978-85-7282-497-2 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_hlrech.pdf | 10,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.