Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43133
Tipo: Resumo
Título: Moda agênero: a contribuição da modelagem plana para a construção de peças unissex
Autor(es): Moura, Sérgio Klisman do Nascimento
Souza, Walkiria Guedes de
Palavras-chave: Design de Vestuário;Agender;Modelagem Plana
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOURA, Sérgio Klisman do Nascimento; SOUZA, Walkiria Guedes de. Moda agênero: a contribuição da modelagem plana para a construção de peças unissex. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: O Design de Vestuário atualmente tem sido fortemente influenciado pela temática Genderless. Essa temática, que reforça a possibilidade de criação de produtos unissex, ganhou força nas últimas semanas de moda e tem sido o mote para muitas campanhas publicitárias, editoriais e tem aberto para a grande massa a discussão sobre o gênero e vestuário. Essa questão não é nova para o campo do vestuário, Coco Chanel, nos anos vinte, foi a pioneira para a quebra desse paradigma ao introduzir em suas coleções femininas roupas oriundas do guarda roupa masculino. Ao longo da história, várias tendências de moda se construíram a partir do questionamento: “roupa feminina x roupa masculina”. A androginia que permeou a moda do século 20, que foi influenciada por movimentos sociais e contextos políticos e econômicos, tornam temática não tão nova para o campo, porém, em virtude da facilidade de acesso e da rápida propagação da informação atualmente, essa temática tornou-se um debate que vai além do vestuário. No Design de Vestuário, o designer que se propõe trabalhar com essa temática em seus projetos se depara com vários problemas principalmente de caráter ergonômico. A Modelagem Plana, uma das etapas do projeto, onde são materializadas em diagramas geométricos, guiados por tabelas de medidas, os moldes dos produtos desenvolvidos pelo designer, para muitos, pode ser o maior desafio para a construção de um Projeto de Design Agender. Em virtude de metodologias já pré-estabelecidas, medidas e as diferentes caraterísticas estruturais e fisiológicas dos corpos masculinos e femininos, a construção desses moldes desafia o designer a desconstruir metodologias e criar a partir delas novas possibilidades. Para se compreender de forma mais profunda como se ocorre essa etapa do projeto de Design de Vestuário, tomaremos a marca agender cearense Pangea como objeto de estudo para se compreender de forma prática quais os desafios dessa etapa e como a mesma ocorre dentro do seu processo criativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43133
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_sknmoura.pdf49,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.