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Tipo: Resumo
Título: Estudo da importância da monitoria de cálculo vetorial e da influência de aplicações em engenharia para melhorar a aprendizagem na disciplina
Autor(es): Virgolino, Gabriel Carvalho de Melo
Costa, Kevin Rabelo
Barroso, Natalia Maria Cordeiro
Palavras-chave: Melhorar;Pesquisa;Aplicação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: VIRGOLINO, Gabriel Carvalho de Melo; COSTA, Kevin Rabelo Costa; BARROSO, Natalia Maria Cordeiro. Estudo da importância da monitoria de cálculo vetorial e da influência de aplicações em engenharia para melhorar a aprendizagem na disciplina. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a melhora da aprendizagem da disciplina de cálculo vetorial pela análise das opiniões de uma amostragem representativa de estudantes, bem como a importância que eles acreditam em inserir aplicações em engenharia para o maior interesse pela disciplina e consequentemente a obtenção de um melhor desempenho. A monitoria de cálculo vetorial foi realizada por meio de aulas de resolução de exercícios e eventuais elucidações sobre o conteúdo abordado nas aulas teóricas. A procura da monitoria foi relativamente constante dividindo a demanda para os dois monitores da disciplina. O projeto é constituído pela criação de formulários que analisaram os seguintes fatores: o desempenho dos monitores e do professor da disciplina, a forma como a monitoria influencia o rendimento e como a disciplina poderia se tornar mais interessante. Para a realização da pesquisa os formulários foram enviados para os estudantes da disciplina de forma online, os dados colhidos geraram gráficos e tabelas cuja análise dos resultados pode indicar a melhor forma para a monitoria de cálculo vetorial evoluir. Além disso, a influência das aplicações em engenharia do cálculo vetorial é avaliada no formulário e também são sugeridos possíveis temas para sua aplicação, sendo o tema mais votado o escolhido para ser analisado, apresentado e demonstrado no Pôster dos Encontro Universitários como forma de fomentar o interesse pela disciplina. Até o momento a amostragem atingida é de 7 alunos. A nota geral da monitoria é de 7,7 e os 7 alunos concordam ou concordam parcialmente que a monitoria contribua para a aprovação na disciplina.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43131
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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