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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43109
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Escrevendo uma Nova Cidade: Luís da Câmara Cascudo e o uso da escrita como instrumento de intervenção (1920-1930) |
Autor(es): | Silva, Fagner David da |
Palavras-chave: | Biografia - Luís da Câmara Cascudo;Luís da Câmara Cascudo - Memória Cultural - Rio Grande do Norte;Luís da Câmara Cascudo - Expoente cultural - Norte Rio Grandense |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Expressão Gráfica; Wave Media |
Citação: | SILVA, Fagner David da. Escrevendo uma “Nova Cidade”: Luís da Câmara Cascudo e o uso da escrita como instrumento de intervenção (1920-1930). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. |
Resumo: | Luís da Câmara Cascudo foi eternizado como o representante intelectual do estado do Rio Grande do Norte, historiador, etnógrafo, folclorista, professor, formado em Direito na Faculdade do Recife. A figura de Câmara Cascudo é tão significativa na memória cultural do Rio Grande do Norte que, na capital o nome Câmara Cascudo, é emprestado para nomear ruas, museu, faculdade, biblioteca, memorial, dentre tantos outros patrimônios materiais e imateriais existentes na terra potiguar. Objetiva-se neste trabalho investigar o papel que o intelectual Luís da Câmara Cascudo exerceu em Natal para a construção de uma “nova cidade” durante os anos 1920. Momento em que as elites natalenses (políticos técnicos e intelectuais) inspirados pelo discurso republicano de progresso e civilidade compartilharam o desejo de que Natal abarcasse aos aspectos de uma “nova cidade” moderna, tendo como referência os grandes centros mundiais: Paris e Londres, atendendo aos padrões de higiene, salubridade, beleza, estética e progressos materiais. Nesse sentido, os discursos sobre a técnica e a natureza ganharam destaque nas páginas dos jornais. Foi nesse contexto que se deu início a produção intelectual e, consequentemente, a imagem do nome mais expoente das letras potiguares, evidenciando a relação de Cascudo a uma tradição política e intelectual existente na capital potiguar (local de fala), à qual ele se vincula, mas também se diferencia por suas especificidades, a preocupação de conciliar o novo (a técnica e os progressos materiais) com tradicional (a natureza, a memória da cidade, os antigos hábitos e costumes) que iam desaparecendo a partir desse novo mundo que se descortinava nos anos 1920. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43109 |
ISBN: | 978 85 4200 096 2 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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