Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43001
Tipo: Artigo de Evento
Título : A empresa dos resgates sob uma perspectiva tributária
Autor : Neves, Tamyris Monteiro
Palabras clave : Conquistas Portuguesas;Índios - Maranhão
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Expressão Gráfica; Wave Media
Citación : NEVES, Tamyris Monteiro. A empresa dos resgates sob uma perspectiva tributária. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumen en portugués brasileño: Desde o século XVI, nas conquistas portuguesas da América, a questão da escravização dos índios foi um problema candente. No Estado do Maranhão, a Coroa legitimou formas de acesso à mão-de-obra nativa, visando à garantia de fornecimento e reprodução da força de trabalho indígena, formas estas que acabavam, em momentos distintos, beneficiando algum dos diversos grupos sociais envolvidos na empreitada colonial (MELLO, 2009, P. 244). Por esse motivo, a disputa pelo acesso e controle da mão-de-obra nativa foi considerada por Márcia Mello “o tema mais recorrente na história do Grão-Pará, notadamente, a partir da segunda metade do século XVII, chegando mesmo a envolver as incipientes estruturas do poder local” (MELLO, 2009, P. 244). Durante a década de 80 do século XVII, esse problema de acesso à mão-de-obra era tão latente que levou a conflitos diretos entre colonos e missionários, exigindo da administração colonial e da metrópole portuguesa medidas imediatas para resolver a situação. Percorrendo a documentação deste período encontramos os registros do conflito quando chegou às “vias de fato” – com a revolta de Beckman – e daqueles embates que se davam no dia-a-dia da colônia. Esses constantes debates concorreram para a construção – e ao mesmo tempo são provenientes – de uma profusão de leis que objetivavam regulamentar a questão da escravidão ou liberdade indígena. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43001
ISBN : 978 85 4200 096 2
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_eve_tmneves.pdf249,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.