Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.contributor.authorAraújo, Júlio César Saunders de-
dc.date.accessioned2019-06-21T14:22:22Z-
dc.date.available2019-06-21T14:22:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAÚJO, Júlio César Saunders. A Formação da consciência de classe do docente: um estudo ontológico marxista. 2019. 119f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42952-
dc.description.abstractThis research aims to understand the process of formation of the consciousness of the teaching, class. To this end, we chose to study the state education of Ceará, based on aspects that surround the teaching, such as the precarization, the Union and political organization and the fragmentation of the labor activity. It is as theorical-bibliogragic research, planted on the Marxism ontological referential, with emphasis on Marx (1978; 2000; 2002; 2012), Marx e Engels (1982; 1998) and Lukács (2003; 2013). We analyze, in the foreground, the relationship between work, sociability and consciousness so that, from there, we capturethe determinants of the formation of the class consciousness itself and for itself. Finally, we have advanced on aspects that we identified as relevant in relation to the formation of teacher’s class consciousness. In our concluding moment, we assume that the teaching class needs to be aware of its historical role, but this consciousness can be hinted by a series of mechanisms that operate in the logic of reproduction of the capital system, such as alienation, ideology, reformism and abandonment of the centrality of work, replaced by the centrality of politics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectConsciência de classept_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.titleFormação da consciência de classe do docente: um estudo ontológico marxistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de formação da consciência de classe dos docentes. Para tanto, escolhemos estudar a rede estadual de ensino do Ceará, tomando por base aspectos que circundam o fazer docente, tais como a precarização, a organização sindical e política e a fragmentação da atividade laboral. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, fincada sobre o referencial ontológico marxista, com ênfase em Marx (1978; 2000; 2002; 2012;), Marx e Engels (1982; 1998) e Lukács (2003; 2013). Analisamos, em primeiro plano, a relação entre trabalho, sociabilidade e consciência para, a partir daí, capturarmos os determinantes sobre a formação da consciência de classe em si e para si. Por fim, avançamos sobre aspectos que identificamos como relevantes no tocante à formação da consciência de classe dos docentes. Em nosso momento conclusivo, assumimos que a classe docente precisa ter a consciência de seu papel histórico, mas essa consciência pode ser dificultada por uma série de mecanismos que operam na lógica da reprodução do sistema do capital, como a alienação, a ideologia, o reformismo e o abandono da centralidade do trabalho, substituída pela centralidade da política.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_jcsaraujo.pdf856,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.