Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744
Type: | TCC |
Title: | O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. |
Authors: | Alves, Paloma Carvalho |
Advisor: | Rocha, Fúlvio Holanda |
Keywords: | Psicologia escolar;Fracasso escolar;Queixa escolar;Prática do psicológo |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | ALVES, P.C. (2018) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Na presente pesquisa, pretendeu-se entender como é concebido o fracasso/queixa escolar e as práticas da psicologia escolar/educacional relacionadas nas produções científicas da área. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de trabalhos presentes nas plataformas online Scielo e Pepsic, com os descritores “fracasso escolar” e “queixa escolar”, publicados no período dos últimos dez anos (2009 - 2018). De acordo com critérios de inclusão e exclusão para a pesquisa de artigos, obtiveram-se na plataforma Scielo 15 trabalhos e na plataforma Pepsic cinco. Ao todo, somaram-se 20 artigos analisados na presente pesquisa, sendo 75% publicados nos últimos cinco anos. Buscaram-se nos artigos quais as concepções de fracasso/queixa escolar que os autores assinalavam, a quais fatores atribuíam a produção da queixa escolar, qual o trabalho do psicólogo perante essa demanda e se descreviam algum tipo de intervenção voltada para a área. Como resultado da pesquisa, com relação à conceituação de fracasso/queixa escolar, em 70% dos trabalhos, os autores entendem o fracasso como um fenômeno multifacetado. No aspecto que diz respeito aos fatores que produzem o fracasso escolar, em sua ampla maioria (70%), os autores concordaram que a queixa escolar é produzida por uma rede de relações dentro e fora do ambiente escolar. Sobre o fazer da psicologia frente a essa demanda, em 95% dos trabalhos foram assinaladas as necessidades de: ressignificação da queixa escolar no ambiente institucional, consideração de todos os atores envolvidos no processo de construção do fenômeno e/ou contribuição para a despatologização, uma vez que alunos com dificuldade de aprendizagem ou com comportamentos que fogem à regra, por vezes, são tidos como com alguma doença biológica. Sobre as intervenções concretas ante o fracasso/queixa escolar, em grande parte (60%) não diziam efetivamente como trabalhar, apenas que os modos como funcionam atualmente devem mudar, sem mostrar caminhos de como fazer. É importante colocar que em 25% dos trabalhos foram indicadas intervenções alternativas aos modelos que geralmente individualizam a queixa escolar. Com essa pesquisa, é importante destacar que essa problemática da área da psicologia escolar/educacional tem produções recentes sobre o tema, no entanto necessita de maior aprofundamento e estudos científicos que descrevam e discutam a prática concreta do psicólogo. |
Description: | ALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744 |
Appears in Collections: | PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_pcalves.pdf | 399,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.