Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42665
Tipo: Resumo
Título: O benefício do convívio social na terceira idade: Programa Gente de Valor
Autor(es): Mendonça, Jéssica Venancio de
Cardoso, Thaynara Pontes
Braz, Milena Marcintha Alves
Palavras-chave: Gente de valor;Idosos;Convivio social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MENDONÇA, Jéssica Venancio de; CARDOSO, Thaynara Pontes; BRAZ, Milena Marcintha Alves. O benefício do convívio social na terceira idade: Programa Gente de Valor. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).
Resumo: Essa pesquisa é fruto de um trabalho realizado na disciplina Métodos de Pesquisa Qualitativa no Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFC. O objetivo do mesmo foi analisar os principais benefícios que o Programa Gente de Valor (PGV), tem proporcionado ao seu público-alvo, os idosos. O PGV visa oferecer atividades para os aposentados municipais, estaduais, federais e para os idosos que moram próximo ao Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos(IMPARH), local onde o programa é realizado. As atividades disponibilizadas pelo programa consistem em: feiras de artesanato, yoga, reflexologia, exercícios físicos(Bombeiros), comemorações de datas festivas, curso de Italiano, entre outros. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo com abordagem etnográfica. As técnicas empregadas foram: entrevistas abertas, observação, diário de campo e registros fotográficos. Durante o período da pesquisa foi notável que o maior número de participantes do projeto era do sexo feminino e ao dialogarmos com elas, destacou-se como benefícios do Programa: melhoria no convívio social e sua estreita relação com a superação de quadros de depressão. Sendo essa questão a mais destacada pelas entrevistadas, pois passaram a ocupar seu tempo com as atividades do programa e aumentando o círculo de amizades. Assim, mesmo parcialmente afastadas das atividades, por motivos variados, em especial, dificuldades de deslocamento, elas se recusam a abandonar completamente o programa, indo sempre as comemorações e participando das atividades extras. Com a pesquisa, foi possível conhecer as motivações que levam essas mulheres a se dedicarem ao projeto PGV, onde destinam parte dos seus dias para participarem de ensaios, festejos, organizar eventos para os próprios participantes do programa construindo assim sólidos laços de amizade. Diante do exposto, a presente pesquisa contribui com a reflexão sobre a importância do Estado investir em Políticas e Programas que beneficiem a população idosa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42665
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jvmendonça.pdf49,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.