Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42591
Tipo: Resumo
Título : Ensino e desenvolvimento de competência em terapia familiar
Autor : Conrado, Catherine Moreira
Oliveira, Susana Kramer de Mesquita
Palabras clave : Terapia Familiar;Formação;Teoria-Prática
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : CONRADO, Catherine Moreira Conrado; OLIVEIRA, Susana Kramer de Mesquita. Ensino e desenvolvimento de competência em terapia familiar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: A formação para atendimento psicológico com questões relacionadas a famílias tem particularidades significativas e demanda discussões e articulações teórico-práticas com temáticas específicas e com possibilidades diversas de intervenção diante do sofrimento psíquico sistêmico presente nas famílias. Considerando as particularidades da formação do aluno de Psicologia, este trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de monitoria na disciplina “Gerontopsicologia: Família como sistema estrutural e dinâmico” em articulação com a atuação de parte dos alunos da disciplina em um grupo com familiares de pacientes com ideação suicida, a fim de avaliar as contribuições do conteúdo discutido em sala para a formação para atendimento psicológico a famílias nesse contexto. Os alunos, a monitora e a orientadora participam do Laboratório de Relações Interpessoais, do Departamento de Psicologia, que, dentre outras, tem atividades e pesquisas acerca de questões sobre relações, vínculo e saúde mental. Esse laboratório faz parceria com o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), vinculado à Faculdade de Medicina, a fim de oferecer atendimento psicológico aos familiares de pacientes com ideação suicida que são acompanhados pelo serviço do PRAVIDA, por meio de grupo terapêutico fundamentado na teoria psicodramática de Jacob Levy Moreno. Considerando que a disciplina discute a dinâmica familiar a partir do Ciclo de Vida da Família e do conceito de Contabilidade Familiar, serão feitas entrevistas com os alunos da disciplina que têm vínculo com o projeto “L’ABRI PRAVIDA”, a fim de perceber as contribuições do conteúdo discutido nas intervenções e na prática com famílias em sofrimento psíquico. Considera-se que, possivelmente, a vivência desses alunos passe a ser mais ampla e aprofundada em relação à percepção de fenômenos no grupo de familiares e a novas intervenções que podem ser feitas, além de que se espera o desenvolvimento de melhores terapeutas familiares.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42591
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_cmconrado.pdf49,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.