Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Juliane Alencar de-
dc.contributor.authorSilva, Dávila Moreira Lopes-
dc.contributor.authorBastos, Gabriela Gomes-
dc.contributor.authorBustamante Junior, Juan de Dios-
dc.date.accessioned2019-06-07T19:27:25Z-
dc.date.available2019-06-07T19:27:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Juliane Alencar de et al. Aprendizagem cooperativa e o ensino superior: o cenário de pesquisa dos últimos 16 anos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42571-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Bibliometricapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa e o ensino superior: o cenário de pesquisa dos últimos 16 anospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA aplicação da aprendizagem cooperativa no ensino superior tem aumentado substancialmente nos últimos anos, tendo o ensino superior uma postura majoritariamente individualista e sendo esta uma característica, muitas vezes, danosa ao convívio social atual, os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando indivíduos mais aptos para trabalhar em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Percebe-se, dessa maneira, a importância da aplicação dessa metodologia com a finalidade de se diminuir esta postura individualista que está presente no ensino superior. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho realizou uma análise bibliométrica da aprendizagem cooperativa no ensino superior, a fim de melhor perceber como se deu a evolução da pesquisa científica neste tema nos últimos dezesseis anos, por meio da utilização do banco de dados do Web of Science e do por meio do mapeamento proporcionado pelo uso de um software denominado VOSviewer. Desta maneira foi possível perceber um aumento significativo nas publicações de temas que são vinculados com a aprendizagem cooperativa no ensino superior ao longo dos anos, além de se notar uma distribuição considerável deste tema ao redor do mundo, colocando-o como uma tendência de pesquisa muito forte em países como a Espanha. Podendo-se concluir que o estudo da aprendizagem cooperativa tem se tornado um tema acessível e cada vem mais explorado no meio acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jamedeiros.pdf48,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.