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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42570
Tipo: | Resumo |
Título : | Raízes e sementes - germinando emancipação |
Autor : | Maciel, Jeane Alves Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | Aprendizagem;Prece;raízes |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | MACIEL, Jeane Alves; ANDRADE NETO, Manoel. Raízes e sementes - germinando emancipação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | O ingresso no Programa de estimulo à cooperação nas escolas - PRECE proporcionou uma orientação teórica permitindo o desenvolvimento de atividades pedagógicas que contribuem com o processo de construção do conhecimento na E.M.E.I.F. Profª Maria Stella Cochrane Santiago. As formações permitiram a estruturação das atividades, estimulando as responsabilidades individuais e sociais. O Projeto Raízes e sementes nasceu na escola em agosto de 2016. Vem proporcionando um espaço de reflexão e multiplicação das informações. As atividades pedagógicas abordam temas diversos relacionados à vida. Os estudos são orientados pela metodologia da aprendizagem cooperativa buscando relacionar teoria e prática na horta. As atividades são pensadas e planejadas dialogando com as disciplinas do currículo escolar. Contribuindo com uma formação de estudantes mais conscientes e autônomos. A experiência tem demonstrado resultados positivos que democratizam saberes. Os conflitos ocorrem no plano das ideias. A equipe ter dedicado mais tempo do que o contratado inicialmente demonstrando o nível de comprometimento e interesse dos participantes com o projeto. A ideia tem conquistado a comunidade, que doou boa parte dos insumos. A receptividade da comunidade escolar tem renovado a vontade de continuar contribuindo com o amanhã. Portanto, temos refletido sobre a importância de ser solidário e a diferença que nossas ações podem representar na transformação de uma sociedade. Tem sido sempre enfatizado a importância das relações sociais se efetivarem no plano da horizontalidade e da criticidade, permitindo que o estudante seja sujeito do seu processo de aprendizagem. A experiência de dialogar teoria e prática com a metodologia cooperativa abriu uma perspectiva de se educar pela pesquisa. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42570 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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