Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Helyda Nunes de | - |
dc.contributor.author | Amaral, Larissa Nayara de Sousa | - |
dc.contributor.author | Silva, Larissa Moreira | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T19:12:10Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T19:12:10Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Helyda Nunes de et al. Iniciação à docência em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42564 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | docência | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | cooperação | pt_BR |
dc.title | Iniciação à docência em aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho visa apresentar o projeto de Iniciação à Docência e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) dentro dessa prática. O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta uma nova estrutura de ensino para escolas de ensino fundamental e médio, tendo em seus pilares valores como solidariedade, cooperação e autonomia, indo, portanto, de encontro ao modelo tradicional de ensino. Os objetivos esperados, a longo prazo, visam promover a autonomia intelectual dos alunos, praticar a solidariedade, desenvolver a cooperação, porém, não apenas no âmbito escolar, mas se estendendo à comunidade, desenvolvendo o capital social, além da diminuição dos índices de violência e do aumento do ingresso da universidade. A curto prazo, pretende dar apoio no ensino por meio de aulas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e com a disponibilização de um espaço de vivência e preparação do bolsista da área de licenciatura para a prática docente e aprendizado para os estudantes oriundos de escola pública. Os métodos utilizados tem base nos cinco pilares da AC que são: Responsabilidade individual, Interdependência positiva, Habilidades sociais, Interação promotora e Processamento de grupo. O projeto utiliza o ETMFA: Exposição introdutória, Tarefa individual, Meta coletiva, Fechamento e Avaliação individual, uma técnica de transição entre o método tradicional e a AC. O projeto pretende o envolvimento de aproximadamente 168 estudantes de escolas públicas e de 10 bolsistas de cursos de licenciatura da UFC, no intervalo de dois meses. É possível concluir, dessa forma, que o projeto contribuirá significativamente para a formação de docentes mais aptos a utilizarem metodologias inovadoras na sala de aula que estimulem a instrução de estudantes mais autônomos, proativos, solidários e cooperativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hnoliveira.pdf | 49,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.