Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42564
Tipo: | Resumo |
Título : | Iniciação à docência em aprendizagem cooperativa |
Autor : | Oliveira, Helyda Nunes de Amaral, Larissa Nayara de Sousa Silva, Larissa Moreira Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | docência;aprendizagem;cooperação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | OLIVEIRA, Helyda Nunes de et al. Iniciação à docência em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho visa apresentar o projeto de Iniciação à Docência e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) dentro dessa prática. O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta uma nova estrutura de ensino para escolas de ensino fundamental e médio, tendo em seus pilares valores como solidariedade, cooperação e autonomia, indo, portanto, de encontro ao modelo tradicional de ensino. Os objetivos esperados, a longo prazo, visam promover a autonomia intelectual dos alunos, praticar a solidariedade, desenvolver a cooperação, porém, não apenas no âmbito escolar, mas se estendendo à comunidade, desenvolvendo o capital social, além da diminuição dos índices de violência e do aumento do ingresso da universidade. A curto prazo, pretende dar apoio no ensino por meio de aulas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e com a disponibilização de um espaço de vivência e preparação do bolsista da área de licenciatura para a prática docente e aprendizado para os estudantes oriundos de escola pública. Os métodos utilizados tem base nos cinco pilares da AC que são: Responsabilidade individual, Interdependência positiva, Habilidades sociais, Interação promotora e Processamento de grupo. O projeto utiliza o ETMFA: Exposição introdutória, Tarefa individual, Meta coletiva, Fechamento e Avaliação individual, uma técnica de transição entre o método tradicional e a AC. O projeto pretende o envolvimento de aproximadamente 168 estudantes de escolas públicas e de 10 bolsistas de cursos de licenciatura da UFC, no intervalo de dois meses. É possível concluir, dessa forma, que o projeto contribuirá significativamente para a formação de docentes mais aptos a utilizarem metodologias inovadoras na sala de aula que estimulem a instrução de estudantes mais autônomos, proativos, solidários e cooperativos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42564 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hnoliveira.pdf | 49,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.