Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42513
Tipo: TCC
Título : Ensino de comportamento verbal no transtorno do espectro autista: análise de estudos experimentais.
Autor : Hora, Karoliny Lopes da
Tutor: Costa, Maria Suely Alves
Palabras clave : Autismo;Análise de comportamento;Revisão de literatura;Comportamento verbal;Estudos experimentais
Fecha de publicación : 2017
Citación : COSTA, K.L. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Na Análise do Comportamento, vários modelos experimentais e de intervenção foram propostos para o desenvolvimento de repertórios verbais de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os programas partem da análise das variáveis envolvidas na aquisição e manutenção dos repertórios verbais, arranjando-se contingências e criando-se oportunidades de ensino. O presente trabalho tem como objetivo investigar variáveis ambientais relevantes para o ensino de novas habilidades relacionadas ao comportamento verbal no TEA. Foram consultados acervos de programas de pós-graduação vinculados à Universidade Federal de São Carlos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal do Pará e Universidade de São Paulo; as bases de dados Scielo e PEPSIC, além dos periódicos Interação em Psicologia, Psicologia Argumento, Psicolog, e Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 15 anos. Foram apontadas divergências e convergências conceituais, além da diversidade metodológica. Os estudos consideraram indispensável o conhecimento de habilidades prévias a partir de entrevistas com cuidadores e protocolos de avaliação. Os procedimentos mais utilizados foram avaliação de preferência, reforçamento, instrução e prompting, além das metodologias MTS, modelação, correção, fading, atraso de dica, DTT, pareamento, DOR, ensino de cuidadores, espera, MEI, PECS, arranjo ambiental, Lag, entre outras.
Abstract: In the Behavior Analysis, several experimental and interventional models were proposed for the development of verbal repertoires of people diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). The programs start from the analysis of the variables involved in the acquisition and maintenance of verbal repertoires, arranging contingencies and creating teaching opportunities. The present study aims to investigate environmental variables relevant to the teaching of new skills related to verbal behavior in ASD. Collections of post-graduate programs linked to the Universidade Federal de São Carlos, Pontifícia Universidade Católica of São Paulo, Universidade Federal do Pará and Universidade Católica de São Paulo were consulted; the Scielo and PEPSIC databases, in addition to the periodicals Interação em Psicologia, Psicologia Argumento, Psicolog, and Revista Brasileira de Análise do Comportamento. We included studies published in the last 15 years. Conceptual divergences and convergences were pointed out, as well as methodological diversity. The studies consider indispensable the knowledge of previous skills from interviews with caregivers and evaluation protocols. The most used procedures were evaluation of preference, reinforcement, instruction and prompting, besides the methodologies MTS, modeling, correction, fading, delay of tip, DTT, pairing, ROD, teaching of caregivers, waiting, MEI, PECS, environmental arrangement, Lag, among others.
Descripción : COSTA, K.L. Ensino de comportamento verbal no transtorno do espectro autista: análise de estudos experimentais. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42513
Aparece en las colecciones: PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_klhora.pdf519,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.