Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42493
Type: TCC
Title: Tecnologia e subjetividade: reflexões para compreender essa relação.
Authors: Nonato, Joyce Rouse de Aquino
Advisor: Antunes, Deborah Christina
Keywords: Tecnologia;História das Tecnologias;Mudanças antropológicas;Produção de subjetividades.;Teoria crítica
Issue Date: 2017
Citation: NONATO, J.R.A. Tecnologia e subjetividade: reflexões para compreender essa relação. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo se propõe a pensar a sociedade a partir do seu contato com as tecnologias. De acordo com a visão materialista, histórica e dialética, fundamentada na primeira geração dos pensadores da Teoria Crítica, faz uma retrospectiva do desenvolvimento técnico; resgata um pouco da história das novas tecnologias digitais e sua relação com a economia; analisa alguns estudos de Theodor Adorno e Paula Sibilia sobre tecnologia, a fim de identificar mudanças antropológicas advindas da interação homem-técnica; e verifica produções de subjetividades mediadas pela tecnologia. O objetivo é se apropriar do contexto tecnológico passado para uma melhor compreensão do momento atual que estamos vivenciando, enquanto consumidores dessas tecnologias. O contato com os aparatos tecnológicos está causando mudanças antropológicas e produzindo subjetividades. Há uma preocupação com os caminhos deste novo homem que vem surgindo, tema de extrema importância para a psicologia social. Essa pesquisa é uma tentativa de incitar as discussões em torno desse assunto e um apelo para que não se esgotem as análises em torno do tema.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42493
Appears in Collections:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_jranonato.pdf634,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.