Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42465
Tipo: TCC
Título : A Expriência terapêutica de ouvir a perda de um filho.
Autor : Vasconcelos, Leila Ponte
Tutor: Rocha, Márcio Arthoni Souto da
Palabras clave : Morte do filho;Escuta terapêutica;Condições facilitadoras
Fecha de publicación : 2017
Citación : VASCONCELOS, L.P. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como título a experiência terapêutica diante da perda de um filho. O objetivo da pesquisa é compreender como foi a experiência de acompanhar pais que perderam seus filhos de forma repentina. A metodologia utilizada foi qualitativa tendo como instrumento a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados dois terapeutas que acompanharam pais que perderam filhos. A escolha dos psicólogos se deu pela abordagem que eles seguem. A pesquisa discute a compreensão fenomenológica da finitude e o papel das condições facilitadoras na escuta terapêutica de pais enlutados. Os resultados da pesquisa são que a morte de um filho dificulta o processo de elaboração do luto e que nesse momento a melhor maneira de amenizar a dor da perda é a presença junto ao enlutado. A conclusão da pesquisa é que não há tempo certo para a elaboração do luto e que a inversão da morte possibilita que esse luto seja mais demorado e sofrido. Sendo importante dar suporte e apoio ao enlutado para que ele expresse seus sentimentos e se sinta acolhido e compreendido.
Descripción : VASCONCELOS, L.P. A Expriência terapêutica de ouvir a perda de um filho. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42465
Aparece en las colecciones: PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_lpvasconcelos.pdf416,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.