Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância |
Autor(es): | Alves, Liduína Lopes Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Marinho, Gabrielle Silva |
Palavras-chave: | Formação continuada docente;Educação à distância;Professor tutor;Tecnologias de Informação e Comunicação |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | ALVES, Liduína Lopes; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva. Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1950-1955. |
Resumo: | O mundo contemporâneo caracteriza-se por constantes e profundas transformações tecnológicas e científicas que passaram a integrar a vida cotidiana, exigindo nova formação de professores de todas as geração em todo o Brasil. Essas mudanças estão inseridas em um mundo mais amplo de transformações no cenário econômico e político-cultural da realidade atual. Nesse contexto, destacam-se a convivência com novas tecnologias de comunicação e informação, a lógica dos espaços e tempos virtuais e midiáticos, a capacidade de processar e selecionar informações, que se apresentam como um conjunto de competências requeridas para a inserção em um mundo globalizado, exigindo um novo profissional e um novo cidadão capaz de observar as linguagens e formas de como construir conhecimento, bem como produzir bens e serviços para atender às demandas da sociedade moderna.[...] Historicamente, o ensino a distância, uma ferramenta metodológica, evoluiu através de diferentes gerações, acompanhando o desenvolvimento tecnológico das telecomunicações, da informática e da internet. As tecnologias utilizadas aumentaram progressivamente em número, complexidade e potencialidade, criando novos modelos de formação à distância. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_llalvesapvotahim.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.