Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42381
Type: | Resumo |
Title: | Consequências da alocação de professores e suas causas na evasão |
Authors: | Gadelha, Carlos Allan Araújo Bezerra, Carla Ilane Moreira Coutinho, Emanuel Ferreira |
Keywords: | Evasão;Visualização de dados;Estrutura do Curso |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | GADELHA, Carlos Allan Araújo; BEZERRA, Carla Ilane Moreira; COUTINHO, Emanuel Ferreira. Consequências da alocação de professores e suas causas na evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A evasão está presente em vários cursos, porém apenas saber esse fato não ajuda a entender o motivo ou até mesmo o que fazer para sanar tal problema. Tendo isto em mente, primeiramente decidiu-se identificar quais são os motivos para em seguida decidir qual ação tomar. Durante 3 semestres, 2015.1 a 2016.1, realizou-se um questionário direcionado aos alunos, onde anonimamente eles poderiam relatar problemas encontrados por eles. O questionário continha questões sobre o curso, os professores, a infraestrutura e as disciplinas, e seu objetivo foi identificar possíveis pontos críticos com relação ao curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Após realizar um cruzamento dos dados dos três questionários, identificou-se pontos críticos em três áreas: Estrutura do Curso, Corpo docente e Metodologia de Ensino. O objetivo deste trabalho é estudar a alocação dos professores de maneira gráfica, aspecto relacionado ao item Estrutura do Curso, identificado na pesquisa. Para a elaboração desde trabalho utilizou-se a uma biblioteca em JavaScript que torna a criação de gráficos no estilo Sankey manejável, junto com arquivos JSON para tornar o armazenamento e leitura de dados mais rápida e prática de se trabalhar. A partir do SIGAA, recuperou-se os dados dos professores dos semestres da pesquisa nos quais os questionários foram aplicados e com eles projetou-se um gráfico no estilo Sankey. Este gráfico possui a disciplina que cada professor lecionou, a quantidade de turmas de cada disciplina e o local onde a disciplina foi ministrada. Tais dados, como a disciplina, nome do professor e local da aula ficam armazenados no arquivo JSON. Atualmente, com a mudança física do curso Sistemas e Mídias Digitais, decidiu-se comparar os dados atuais (nova alocação) com os dados da alocação dos 3 semestres anteriores. Com esse cruzamento de dados espera-se avaliar se a alocação dos professores à disciplinas e suas respectivas salas estão bem distribuídas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42381 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_caagadelha.pdf | 49,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.