Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42381
Tipo: Resumo
Título: Consequências da alocação de professores e suas causas na evasão
Autor(es): Gadelha, Carlos Allan Araújo
Bezerra, Carla Ilane Moreira
Coutinho, Emanuel Ferreira
Palavras-chave: Evasão;Visualização de dados;Estrutura do Curso
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: GADELHA, Carlos Allan Araújo; BEZERRA, Carla Ilane Moreira; COUTINHO, Emanuel Ferreira. Consequências da alocação de professores e suas causas na evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A evasão está presente em vários cursos, porém apenas saber esse fato não ajuda a entender o motivo ou até mesmo o que fazer para sanar tal problema. Tendo isto em mente, primeiramente decidiu-se identificar quais são os motivos para em seguida decidir qual ação tomar. Durante 3 semestres, 2015.1 a 2016.1, realizou-se um questionário direcionado aos alunos, onde anonimamente eles poderiam relatar problemas encontrados por eles. O questionário continha questões sobre o curso, os professores, a infraestrutura e as disciplinas, e seu objetivo foi identificar possíveis pontos críticos com relação ao curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Após realizar um cruzamento dos dados dos três questionários, identificou-se pontos críticos em três áreas: Estrutura do Curso, Corpo docente e Metodologia de Ensino. O objetivo deste trabalho é estudar a alocação dos professores de maneira gráfica, aspecto relacionado ao item Estrutura do Curso, identificado na pesquisa. Para a elaboração desde trabalho utilizou-se a uma biblioteca em JavaScript que torna a criação de gráficos no estilo Sankey manejável, junto com arquivos JSON para tornar o armazenamento e leitura de dados mais rápida e prática de se trabalhar. A partir do SIGAA, recuperou-se os dados dos professores dos semestres da pesquisa nos quais os questionários foram aplicados e com eles projetou-se um gráfico no estilo Sankey. Este gráfico possui a disciplina que cada professor lecionou, a quantidade de turmas de cada disciplina e o local onde a disciplina foi ministrada. Tais dados, como a disciplina, nome do professor e local da aula ficam armazenados no arquivo JSON. Atualmente, com a mudança física do curso Sistemas e Mídias Digitais, decidiu-se comparar os dados atuais (nova alocação) com os dados da alocação dos 3 semestres anteriores. Com esse cruzamento de dados espera-se avaliar se a alocação dos professores à disciplinas e suas respectivas salas estão bem distribuídas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42381
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_caagadelha.pdf49,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.