Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42349
Tipo: Artigo de Evento
Título: Que o sol brilhe para todos: ideário trabalhista no Piauí nas décadas de 1950 e 1960
Autor(es): Oliveira, Marylu Alves de
Palavras-chave: Trabalho;História
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: OLIVEIRA, Marylu Alves de. Que o sol brilhe para todos: ideário trabalhista no Piauí nas décadas de 1950 e 1960. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: Este artigo pretende analisar aspectos que compõem o ideário trabalhista no Piauí, promovido durante o governo de Francisco das Chagas Caldas Rodrigues, nas décadas de 1950 e 1960. No final da década de 1950, o candidato da oposição pela coligação PTB-UDN, Francisco das Chagas Rodrigues, foi eleito governador do Piauí. Tal vitória nas urnas deveuse a uma fatalidade envolvendo os candidatos oposicionistas a governador, Demerval Lobão (PTB), e a senador, Marcos Parente (UDN). A caminho do interior do estado para fazerem campanha, os candidatos sofreram um grave acidente automobilístico que lhes ceifou a vida, às vésperas das eleições estaduais. Essa tragédia, que provocou uma grande comoção social na época, ficou conhecida como Desastre da Cruz do Cassaco. Percebendo a situação singular, os oposicionistas, em substituição ao candidato à governador que morrera, indicaram um jovem político, muito rico e de tradicional família comercial do norte do Estado, Francisco das Chagas Caldas Rodrigues. Apoiador das reformas de base, Chagas Rodrigues, como ficou conhecido, ajudou a popularizar o PTB por todo estado, apresentou-se como um grande reformista e recebeu a pecha de comunista, fato que, mais tarde, contribuiria para macular a sua imagem na candidatura ao senado, assim como também ajudaria na sua cassação como deputado federal, depois do AI-5. O objetivo central é analisar algumas das propostas políticas surgidas no bojo do trabalhismo associadas à administração de Chagas Rodrigues e a dinâmica da política partidária local no período de 1958-1963. Em decorrência das relações entre a mídia impressa e os partidos políticos, os jornais locais constituem fontes privilegiadas para construir a história do PTB no Piauí, assim como para perceber as várias interpretações que foram construídas a cerca do ideário trabalhista e da figura do governador Chagas Rodrigues. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42349
ISBN: 978 85 987 11 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_maoliveira.pdf109,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.