Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Amon Elpidio da | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T19:30:45Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T19:30:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Amon Elpidio da; ANDRADE NETO, Manoel. História e aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42301 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | cooperação | pt_BR |
dc.subject | competição | pt_BR |
dc.subject | protagonismo | pt_BR |
dc.title | História e aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A criação da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) foi um marco de suma importância para a educação no Ceará. A proposta desta escola é fornecer cursos profissionais e também prover as disciplinas regulares do ensino médio. Contudo, os estudantes são preparados como profissionais para o mercado de trabalho e por vezes não possuem espaço para se prepararem para o ingresso no ensino superior e até mesmo podem acreditar que a vida estudantil encerra-se no ensino médio por conta do diploma profissional. Sendo assim, este relato apresentará a metodologia do Programa de Estímulo a Cooperação na Escola (PRECE) através de um projeto de célula de estudo cooperativo realizado na EEEP Júlia Giffoni, onde esta célula traz a disciplina de História como tema e o foco nos pilares da aprendizagem cooperativa acontecendo duas vezes por semana com cerca de trinta estudantes divididos em células. O projeto tem como objetivo geral que os estudantes sejam estimulados a partilhar o aprendizado com os demais alunos da escola através da interdependência positiva, da solidariedade e da responsabilidade individual de que aprender cooperativamente é edificante. Trazer para os estudantes de célula que a cooperação é mais valiosa do que a competição e do que o individualismo que eles veem no ensino profissional e no mercado de trabalho. Que os métodos e técnicas cooperativas podem ser usados por estes na criação de outras células com outros temas. Espera-se que no final do projeto 70% dos estudantes que participaram do projeto possam afirmar sua importância e ressaltar os valores que cercam a cooperação e como estes puderam fazer a diferença em sua vida escolar. A aprendizagem cooperativa é uma ferramenta poderosa que pode não só mudar os métodos de ensino, mas contribuir para a formação pessoal, acadêmica e profissional do indivíduo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aesilva.pdf | 48,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.