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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Amon Elpidio da-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T19:30:45Z-
dc.date.available2019-06-03T19:30:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Amon Elpidio da; ANDRADE NETO, Manoel. História e aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42301-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcooperaçãopt_BR
dc.subjectcompetiçãopt_BR
dc.subjectprotagonismopt_BR
dc.titleHistória e aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA criação da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) foi um marco de suma importância para a educação no Ceará. A proposta desta escola é fornecer cursos profissionais e também prover as disciplinas regulares do ensino médio. Contudo, os estudantes são preparados como profissionais para o mercado de trabalho e por vezes não possuem espaço para se prepararem para o ingresso no ensino superior e até mesmo podem acreditar que a vida estudantil encerra-se no ensino médio por conta do diploma profissional. Sendo assim, este relato apresentará a metodologia do Programa de Estímulo a Cooperação na Escola (PRECE) através de um projeto de célula de estudo cooperativo realizado na EEEP Júlia Giffoni, onde esta célula traz a disciplina de História como tema e o foco nos pilares da aprendizagem cooperativa acontecendo duas vezes por semana com cerca de trinta estudantes divididos em células. O projeto tem como objetivo geral que os estudantes sejam estimulados a partilhar o aprendizado com os demais alunos da escola através da interdependência positiva, da solidariedade e da responsabilidade individual de que aprender cooperativamente é edificante. Trazer para os estudantes de célula que a cooperação é mais valiosa do que a competição e do que o individualismo que eles veem no ensino profissional e no mercado de trabalho. Que os métodos e técnicas cooperativas podem ser usados por estes na criação de outras células com outros temas. Espera-se que no final do projeto 70% dos estudantes que participaram do projeto possam afirmar sua importância e ressaltar os valores que cercam a cooperação e como estes puderam fazer a diferença em sua vida escolar. A aprendizagem cooperativa é uma ferramenta poderosa que pode não só mudar os métodos de ensino, mas contribuir para a formação pessoal, acadêmica e profissional do indivíduo.pt_BR
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