Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42288
Tipo: | Resumo |
Título: | A relevância da afetividade no contexto da aprendizagem cooperativa |
Autor(es): | Luiz, Amanda Grazielle Gomes Saraiva, Dayene Calado Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | docência;afetividade;cooperação |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | LUIZ, Amanda Grazielle Gomes; SARAIVA, Dayene Calado; ANDRADE NETO, Manoel. A relevância da afetividade no contexto da aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | Este trabalho visa abordar as experiências por nós vivenciadas durante o período de formação à docência do PRECE (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola). O PRECE tem como uma de suas principais metas o incentivo à cooperação, à solidariedade e ao protagonismo estudantil dentro e fora das paredes do ambiente educacional, formando discentes e docentes responsáveis e solidários no processo de aprendizado não somente individual, mas também, coletivo. O Projeto de Iniciação à Docência do PRECE tem o objetivo de introduzir os graduandos das diversas licenciaturas da Universidade Federal do Ceará no magistério direcionado ao contexto das escolas públicas cearenses por meio do método inovador ETMFA (Exposição introdutória, Tarefa individual, Meta coletiva, Fechamento e Avaliação individual). Este método trata-se de uma técnica de transição entre a metodologia tradicional (somente expositiva) para a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (que conta com a participação ativa dos alunos) como meio de preparar os discentes para o ENEM. O período de capacitação à docência iniciou-se no mês de agosto de 2016, porém, já havíamos sido inseridas no contato com a aprendizagem cooperativa desde o mês de março deste ano por meio de formações em células cooperativas e solidárias compostas pelos próprios bolsistas do programa. Desde o primeiro contato com a metodologia da aprendizagem cooperativa, percebemos a relevância da afetividade na construção de relações interpessoais positivas entre estudante-estudante e estudante-professor, promovendo, concomitantemente, o desenvolvimento satisfatório do aprendizado de ambas as partes. Acreditando na eficácia da afetividade fomentada pela Aprendizagem Cooperativa, esperamos aprimorar nos estudantes suas habilidades sociais para o enfrentamento de desafios no ambiente escolar/acadêmico, e no tocante à sua participação ativa e cidadã dentro e fora das comunidades nas quais estão inseridos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42288 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aggluiz.pdf | 49,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.