Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286
Tipo: | Resumo |
Título: | A formação do revisor no Projeto Letras Solidárias |
Autor(es): | Falcão, Brenda Viana Sousa, Aryanna Luisa Machado de Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | Redações;Aprendizagem cooperativa;Formações |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | FALCÃO, Brenda Viana; SOUSA, Aryanna Luisa Machado de; ANDRADE NETO, Manoel. A formação do revisor no Projeto Letras Solidárias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | A FORMAÇÃO DO REVISOR NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS Aryanna Luisa Machado de Sousa (UFC) Brenda Viana Falcão (UFC) O presente resumo pretende relatar as experiências vivenciadas na Bolsa de Iniciação Acadêmica - BIA, que proporcionou a parceria e participação dos alunos de Letras no Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas Públicas (PRECE) na ação Projeto Letras Solidárias, com atividades iniciadas no mês de março de 2016. O Projeto Letras Solidárias consiste na correção virtual de redações estilo ENEM, produzidas por alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste. O projeto também se estende a outras escolas da região, de forma que não seja priorizado apenas a nota, proporcionando o detalhamento e pontuação de cada competência exigida pelo exame, observações e estímulo à escrita. Os revisores bolsistas além de corrigir as redações, participam de encontros presenciais semanais, nos quais são realizadas as formações referentes às competências e à correção de redações em conjunto, com o objetivo de alinhar a compreensão das exigências do exame e padronizar as correções. Utilizando-se da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, na qual os bolsistas trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutimos as problemáticas e questões que surgem nas experiências de correção facilitando a compreensão do conteúdo. Dessa forma, as formações motivam os bolsistas a cumprirem as metas propostas, além de proporcionar integração e pensamento crítico acerca do que é estudado. Concluímos, então, que as formações baseadas na aprendizagem-cooperativa é uma peça chave para o desenvolvimento dos bolsistas e compreensão das competências do Enem, estimulando a liderança e participação. Palavras-chaves: Redações; Aprendizagem Cooperativa; Formações. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bvfalcão.pdf | 49,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.