Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFalcão, Brenda Viana-
dc.contributor.authorSousa, Aryanna Luisa Machado de-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:37:07Z-
dc.date.available2019-06-03T18:37:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFALCÃO, Brenda Viana; SOUSA, Aryanna Luisa Machado de; ANDRADE NETO, Manoel. A formação do revisor no Projeto Letras Solidárias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedaçõespt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectFormaçõespt_BR
dc.titleA formação do revisor no Projeto Letras Solidáriaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA FORMAÇÃO DO REVISOR NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS Aryanna Luisa Machado de Sousa (UFC) Brenda Viana Falcão (UFC) O presente resumo pretende relatar as experiências vivenciadas na Bolsa de Iniciação Acadêmica - BIA, que proporcionou a parceria e participação dos alunos de Letras no Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas Públicas (PRECE) na ação Projeto Letras Solidárias, com atividades iniciadas no mês de março de 2016. O Projeto Letras Solidárias consiste na correção virtual de redações estilo ENEM, produzidas por alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste. O projeto também se estende a outras escolas da região, de forma que não seja priorizado apenas a nota, proporcionando o detalhamento e pontuação de cada competência exigida pelo exame, observações e estímulo à escrita. Os revisores bolsistas além de corrigir as redações, participam de encontros presenciais semanais, nos quais são realizadas as formações referentes às competências e à correção de redações em conjunto, com o objetivo de alinhar a compreensão das exigências do exame e padronizar as correções. Utilizando-se da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, na qual os bolsistas trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutimos as problemáticas e questões que surgem nas experiências de correção facilitando a compreensão do conteúdo. Dessa forma, as formações motivam os bolsistas a cumprirem as metas propostas, além de proporcionar integração e pensamento crítico acerca do que é estudado. Concluímos, então, que as formações baseadas na aprendizagem-cooperativa é uma peça chave para o desenvolvimento dos bolsistas e compreensão das competências do Enem, estimulando a liderança e participação. Palavras-chaves: Redações; Aprendizagem Cooperativa; Formações.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bvfalcão.pdf49,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.