Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlexandre, Alexcya Lopes-
dc.contributor.authorRocha, Wosley Mendes-
dc.contributor.authorRodrigues, Luis Italo Amorim-
dc.contributor.authorVieira, Hermany Rosa-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:23:47Z-
dc.date.available2019-06-03T18:23:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALEXANDRE, Alexcya Lopes et al. A influência digital no processo de aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42281-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectSitept_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleA influência digital no processo de aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) pode e deve ser usada nas mais variadas áreas do conhecimento. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) aplica, por intermédio de seus bolsistas, esse método em vários cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para poder armazenar, organizar e gerenciar os dados e atividades destes bolsistas foi criado um site com tais funcionalidades. Este artigo tem como objetivos principais analisar como o site pode influenciar direta e positivamente no uso nos cinco pilares da Aprendizagem Cooperativa (Interação Social, Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva) desenvolvidas pelos irmãos David e Roger Johnson e fazer um comparativo em relação ao sistema de banco de dados usado anteriormente no programa. Desta forma a pesquisa visa encontrar o intermédio entre a aprendizagem cooperativa, com e sem a influência digital e observar as mudanças positivas que aconteceram. A pesquisa tem natureza quantitativa e descritiva e adotaremos como método dois questionários online com base em níveis de satisfação. O primeiro, que visa obter dados de como o site influencia no uso dos nos pilares da AC terá como público-alvo todos os bolsistas do programa. O segundo, que tem como objetivo comparar o modelo atual de processamento de dados com o antigo, será aplicado apenas aos bolsistas veteranos pois apenas esses tiveram contato com os dois modelos. Espera-se compreender as diferenças e resultados para que se possa propor prosseguimento nas implementações do site.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_alalexandre.pdf48,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.