Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alexandre, Alexcya Lopes | - |
dc.contributor.author | Rocha, Wosley Mendes | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luis Italo Amorim | - |
dc.contributor.author | Vieira, Hermany Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T18:23:47Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T18:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALEXANDRE, Alexcya Lopes et al. A influência digital no processo de aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42281 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Digital | pt_BR |
dc.subject | Site | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.title | A influência digital no processo de aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) pode e deve ser usada nas mais variadas áreas do conhecimento. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) aplica, por intermédio de seus bolsistas, esse método em vários cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para poder armazenar, organizar e gerenciar os dados e atividades destes bolsistas foi criado um site com tais funcionalidades. Este artigo tem como objetivos principais analisar como o site pode influenciar direta e positivamente no uso nos cinco pilares da Aprendizagem Cooperativa (Interação Social, Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva) desenvolvidas pelos irmãos David e Roger Johnson e fazer um comparativo em relação ao sistema de banco de dados usado anteriormente no programa. Desta forma a pesquisa visa encontrar o intermédio entre a aprendizagem cooperativa, com e sem a influência digital e observar as mudanças positivas que aconteceram. A pesquisa tem natureza quantitativa e descritiva e adotaremos como método dois questionários online com base em níveis de satisfação. O primeiro, que visa obter dados de como o site influencia no uso dos nos pilares da AC terá como público-alvo todos os bolsistas do programa. O segundo, que tem como objetivo comparar o modelo atual de processamento de dados com o antigo, será aplicado apenas aos bolsistas veteranos pois apenas esses tiveram contato com os dois modelos. Espera-se compreender as diferenças e resultados para que se possa propor prosseguimento nas implementações do site. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_alalexandre.pdf | 48,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.