Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Ananda Madhava-
dc.contributor.authorSantos, Rhebecca Araujo Carneiro dos-
dc.contributor.authorMonte, Lígia Maciel-
dc.contributor.authorFeitosa, Gabrielle Lima-
dc.contributor.authorMonteiro, Suyane Bandeira Costa-
dc.contributor.authorOliveira, Susana Kramer de Mesquita-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:07:52Z-
dc.date.available2019-06-03T18:07:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMAGALHAES, Ananda Madhava Rodrigues; et al. Relações Inter-raciais: desconstruindo preconceitos e estigmas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42275-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectL'ABRIpt_BR
dc.subjectRealções Inter-raciaispt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.titleRelações Inter-raciais: desconstruindo preconceitos e estigmaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto “Psicodrama: intervenções artísticas” surgiu em parceria do Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI), coordenado pela professora doutora Susana Kramer de Mesquita Oliveira, com a SECULT-Arte. Este trabalho visa compartilhar sobre as capacitações que estão sendo ofertadas durante o segundo semestre de 2016, sendo o tema escolhido para ser desenvolvido Relações Inter-raciais. A proposta das capacitações, facilitadas por Priscilla Odinmah, que estudou Psicologia e Artes Liberais na Middlebury College (Vermont-EUA) e Universidade Federal Fluminense (UFF), é ampliar a visão dos universitários quanto às relações inter-raciais, bem como pensar como vínculo e saúde mental perpassam essas relações. As capacitações foram organizadas em cinco encontros, sendo as quatro primeiras temáticas (envolvendo assuntos como raça, privilégios e saúde) e a última um planejamento de intervenção artística pautada nas discussões. Por meio da busca por fomentar discussões críticas a posturas e situações vivenciadas diariamente que são, muitas vezes, naturalizadas, os temas instigam os acadêmicos a refletirem sobre situações vivenciadas, além de nas suas casas, no próprio campus universitário. Sabe-se que a Universidade Federal do Ceará recebe estudantes de outros países, representando outra cultura, outra raça, outra forma de se relacionar, e algumas posturas reproduzem, mesmo que não intencionalmente, um ambiente não-receptivo, que pode contribuir para a evasão desses estudantes. Os questionamentos levantados através de notícias, artigos, vídeos e conversas em grupo contribuem para a reflexão de como o racismo e o preconceito ainda se fazem cotidianamente presentes (até na linguagem), embora de forma velada; quais as reverberações desses no ambiente e nas relações e como se posicionar frente a isso, buscando mudar essa realidade. As capacitações resultarão, após avaliação dos participantes quanto ao processo, em uma intervenção artística em algumas áreas comuns da UFC.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amrmagalhaes.pdf50,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.