Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Aline Sales de | - |
dc.contributor.author | Paulo, Vivian Rocha de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Antônia Kelliane Santos | - |
dc.contributor.author | Castelo Branco, Sônia Maria Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T17:59:51Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T17:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Parceria | pt_BR |
dc.title | Família e escola: parceiros na educação | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_asmelo.pdf | 48,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.