Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Aline Sales de-
dc.contributor.authorPaulo, Vivian Rocha de-
dc.contributor.authorMendes, Antônia Kelliane Santos-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Sônia Maria Araújo-
dc.date.accessioned2019-06-03T17:59:51Z-
dc.date.available2019-06-03T17:59:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectParceriapt_BR
dc.titleFamília e escola: parceiros na educaçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asmelo.pdf48,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.