Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nobre, Caio de Freitas | - |
dc.contributor.author | Araujo, Bruno Gomes de | - |
dc.contributor.author | Lima, Matheus Alencar da Rocha | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lucelia Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:57:48Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Caio de Freitas; et al. A influência da aprendizagem cooperativa nas relações interpessoais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42234 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projetos de engenharia | pt_BR |
dc.title | Estudo de técnicas de aprendizagem cooperativa aplicadas em projetos de disciplina do curso de engenharia elétrica Campus Pici | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O curso de engenharia elétrica (EE) da Universidade Federal do Ceará do Campus do Pici possui disciplinas que contém projetos finais, sendo estes importantes para a nota do graduando, além de serem indispensáveis na formação profissional da área. Comumente, tais projetos são realizados em grupos, o que visa promover além do aprendizado, a interação e cooperação entre os membros componentes da equipe. Ao decorrer do projeto são necessárias reuniões tanto para planejamento, como para execução das atividades, onde ocasionalmente há discordâncias e atritos entre os integrantes do conjunto, o que em determinados casos geram atrasos e deteriora a qualidade do trabalho. Visto isso, o emprego de determinadas práticas da aprendizagem cooperativa (AC) podem otimizar o tempo destes encontros e propiciar um ambiente saudável às frutíferas discussões e desempenho das tarefas. Objetivamos mostrar que as utilizações das técnicas de AC podem proporcionar rendimentos e benefícios maiores para os projetos em grupos propostos em disciplinas da graduação de EE referida. O estudo realizado teve como base para pesquisa, questionários realizados com estudantes de modo a averiguar se estes utilizavam ou não técnicas de AC, ou algo próximo a isso, para ampliar os resultados e progresso na execução de seus projetos. Fica evidente com os resultados obtidos a partir do questionamento aos estudantes que vivenciaram tais projetos, a eficácia da AC como uma forte ferramenta para dar maior destreza às atividades semelhantes a estas. Concluiu-se então que a utilização destes recursos podem potencializar os resultados em projetos de engenharia, já que estes seguem padrões comuns independentes da área, além de beneficiar de modo significativo os indivíduos relacionados com o trabalho em questão, pois desenvolvem inúmeras habilidades. As disciplinas tendem a evoluir se seus alunos desenvolverem cada vez mais e apresentarem resultados cada vez melhores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cfnobre.pdf | 49,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.