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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Kalina Gondim de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:56:22Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:56:22Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Kalina Gondim de. Políticas educacionais na década de 90: neotecnicismo em educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1849-1852. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42232 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Década de 90 | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Neotecnicismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Políticas educacionais na década de 90: neotecnicismo em educação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A política educacional, que é uma intervenção do Estado na área de educação, reflete as metamorfoses operadas na forma e função do Estado. Este já encarnou as fases: Liberal, Imperialista, Socialdemocrata e agora Neoliberal. Nessas distintas faces do Estado, que na verdade são reflexo dos diferentes estágios do capitalismo, é reclamada uma reestruturação do sistema escolar atingindo sua forma e conteúdo; isso se dá pela função estratégica que a educação assume em uma sociedade de classes, calcada na dominação e exploração. A função produtora da educação que é a formação de trabalhadores soma-se a função reprodutora que é a construção de subjetividades funcionais à reprodução do sistema. Essas duas dimensões são intimamente relacionadas e têm uma atuação nitidamente conservadora. Neste trabalho, analisou-se os contextos político, econômico e ideológico pós-64 e seus desdobramentos nas políticas educacionais e na concepção de educação como um todo, observando os inúmeros pontos de interseção entre essas políticas educacionais pós-64 e as políticas engendradas a partir da década de 90 no Estado brasileiro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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