Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Elenilce Gomes de | - |
dc.contributor.author | Lima, Francisca das Chagas Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:11:22Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:11:22Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA ,Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva. A educação profissional: aspectos históricos na Legislação Educacional Brasileira. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 132-141. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42203 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.title | A educação profissional: aspectos históricos na Legislação Educacional Brasileira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ao longo dos anos, a dimensão política da formação profissional tem sido discutida, observando-se que a dimensão econômica tecnicista identificada como hegemônica no debate artificial integra as concepções e práticas de formação profissional, encontrando no momento histórico presente as condições necessárias para o seu desenvolvimento. É na perspectiva de compreensão das mudanças provocadas pela reforma da educação profissional orientada a partir de um contexto econômico, político e social que produziu exigências de formação do trabalhador consoante às mudanças na base técnica do processo produtivo com privilégio das demandas de acumulação do capital penetrando no conteúdo dos textos oficiais que situam a educação como solução para os problemas sociais, constituindo desse modo, uma relação linear entre a educação e empregabilidade. Nesse sentido, refletir sobre a trajetória histórica da educação profissional é relevante, sobretudo aliada à analise e avaliação de forma permanente, a fim de evidenciar impactos, coerências e incongruências e repensá-la criticamente visando a retirar lições que orientem a definição e/ou redefinição de práticas históricas presentes e futuras.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_egoliveira.pdf | 34,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.