Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Elenilce Gomes de-
dc.contributor.authorLima, Francisca das Chagas Silva-
dc.date.accessioned2019-06-03T12:11:22Z-
dc.date.available2019-06-03T12:11:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationOLIVEIRA ,Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva. A educação profissional: aspectos históricos na Legislação Educacional Brasileira. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 132-141.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42203-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleA educação profissional: aspectos históricos na Legislação Educacional Brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo dos anos, a dimensão política da formação profissional tem sido discutida, observando-se que a dimensão econômica tecnicista identificada como hegemônica no debate artificial integra as concepções e práticas de formação profissional, encontrando no momento histórico presente as condições necessárias para o seu desenvolvimento. É na perspectiva de compreensão das mudanças provocadas pela reforma da educação profissional orientada a partir de um contexto econômico, político e social que produziu exigências de formação do trabalhador consoante às mudanças na base técnica do processo produtivo com privilégio das demandas de acumulação do capital penetrando no conteúdo dos textos oficiais que situam a educação como solução para os problemas sociais, constituindo desse modo, uma relação linear entre a educação e empregabilidade. Nesse sentido, refletir sobre a trajetória histórica da educação profissional é relevante, sobretudo aliada à analise e avaliação de forma permanente, a fim de evidenciar impactos, coerências e incongruências e repensá-la criticamente visando a retirar lições que orientem a definição e/ou redefinição de práticas históricas presentes e futuras.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_egoliveira.pdf34,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.