Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paz, Alysson Lopes da | - |
dc.contributor.author | Holanda, Francisca Julianne Pessoa | - |
dc.contributor.author | Torres, Andrei Bosco Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T17:34:22Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T17:34:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Alysson Lopes da; HOLANDA, Francisca Julianne Pessoa; TORRES, Andrei Bosco Bezerra. Produção de objetos de aprendizagem digitais: 3d, som e o processo criativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42079 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Objeto de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo Criativo | pt_BR |
dc.subject | Som | pt_BR |
dc.title | Produção de objetos de aprendizagem digitais: 3d, som e o processo criativo | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As práticas educacionais estão convergindo para o meio digital, e os docentes se encontram na posição de não apenas definir e produzir o conteúdo didático, mas também produzir ilustrações, vídeos e animações, normalmente tendo que recorrer à materiais existentes que não são os mais adequados às suas turmas, seja por falta de tempo ou por falta de habilidade técnica ou artística adequada. Nesse contexto, o objetivo deste projeto foi prover aos professores do curso de Sistemas e Mídias Digitais, bem como de outros cursos, a oportunidade de criar objetos de aprendizagem que os auxiliassem na transmissão de seu material didático. Criamos um fluxo de trabalho tendo um contato constante com o professor, para garantir a adequação e corretude técnica do objeto de aprendizagem. Além disso, todo o material desenvolvido, e o processo criativo de desenvolvimento, está disponível online, permitindo sua visualização, utilização e compartilhamento online. No presente trabalho, serão abordados os processos de criação de dois objetos de aprendizagem, consistindo de animações 3D com o objetivo de auxiliar a compreensão dos alunos referentes à conceitos de modelagem tridimensional e conceitos físicos referentes à propagação do som. Além disso, estamos no processo de finalização de duas oficinas voltadas a alunos dos primeiros semestres do curso de Sistemas e Mídias Digitais e abertas ao público em geral, abordando técnicas criativas e a utilização de softwares para animação e produção de vídeos. Até o final do projeto pretendemos realizar mais oficinas focadas na área de 3D e interatividade. O projeto ainda está em andamento e desenvolvimento, mas o retorno dos professores tem sido positiva, tendo como ponto principal a dificuldade de encontrar material adequado e de boa qualidade técnica e visual, e elogiando a iniciativa desta atividade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_alpaz.pdf | 49,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.