Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaz, Alysson Lopes da-
dc.contributor.authorHolanda, Francisca Julianne Pessoa-
dc.contributor.authorTorres, Andrei Bosco Bezerra-
dc.date.accessioned2019-05-28T17:34:22Z-
dc.date.available2019-05-28T17:34:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPAZ, Alysson Lopes da; HOLANDA, Francisca Julianne Pessoa; TORRES, Andrei Bosco Bezerra. Produção de objetos de aprendizagem digitais: 3d, som e o processo criativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42079-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjeto de Aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.titleProdução de objetos de aprendizagem digitais: 3d, som e o processo criativopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs práticas educacionais estão convergindo para o meio digital, e os docentes se encontram na posição de não apenas definir e produzir o conteúdo didático, mas também produzir ilustrações, vídeos e animações, normalmente tendo que recorrer à materiais existentes que não são os mais adequados às suas turmas, seja por falta de tempo ou por falta de habilidade técnica ou artística adequada. Nesse contexto, o objetivo deste projeto foi prover aos professores do curso de Sistemas e Mídias Digitais, bem como de outros cursos, a oportunidade de criar objetos de aprendizagem que os auxiliassem na transmissão de seu material didático. Criamos um fluxo de trabalho tendo um contato constante com o professor, para garantir a adequação e corretude técnica do objeto de aprendizagem. Além disso, todo o material desenvolvido, e o processo criativo de desenvolvimento, está disponível online, permitindo sua visualização, utilização e compartilhamento online. No presente trabalho, serão abordados os processos de criação de dois objetos de aprendizagem, consistindo de animações 3D com o objetivo de auxiliar a compreensão dos alunos referentes à conceitos de modelagem tridimensional e conceitos físicos referentes à propagação do som. Além disso, estamos no processo de finalização de duas oficinas voltadas a alunos dos primeiros semestres do curso de Sistemas e Mídias Digitais e abertas ao público em geral, abordando técnicas criativas e a utilização de softwares para animação e produção de vídeos. Até o final do projeto pretendemos realizar mais oficinas focadas na área de 3D e interatividade. O projeto ainda está em andamento e desenvolvimento, mas o retorno dos professores tem sido positiva, tendo como ponto principal a dificuldade de encontrar material adequado e de boa qualidade técnica e visual, e elogiando a iniciativa desta atividade.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_alpaz.pdf49,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.