Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42031
Type: | TCC |
Title: | Movimento dos focolares: perspectivas psicopedagógicas |
Authors: | Silva, Maria Virgínia Ferreira da |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Teoria do Movimento dos Focolares;Psicopedagogia;Processo de ensino aprendizagem |
Issue Date: | 2007 |
Citation: | SILVA, Maria Virgínia Ferreira da. Movimento dos focolares: perspectivas psicopedagógicas. 2007. 53f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo se propôs a apresentar a contribuição que a prática dos princípios fundamentais da teoria do Movimento dos Focolares oferece para clínica psicopedagógica, visto que esta teoria tornou-se um estilo de vida, uma doutrina, um pensamento e contribui em todos os campos do saber e do conhecimento. Discute que através do prisma da unidade, este novo estilo de vida que concorre para a fraternidade universal, traz uma possibilidade de transformação do indivíduo e consequentemente da sociedade. A reflexão feita durante este estudo sublinha que a sociedade atual está em busca de uma teoria onde o homem esteja no centro de toda e qualquer atividade cultural, que seja visto e compreendido na sua visão integral, com a sua identidade mais verdadeira, de ser em relação, para assim poder construir suas aprendizagens de maneira harmoniosa e com sentido. Através das experiências que são ilustrações de vivências, pode-se perceber que esta teoria já está sendo concretizada e os reflexos da sua luz se pode perceber lá onde a cultura está silenciosamente, mas decididamente sendo iluminada. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42031 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_mvfsilva.pdf | 388,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.