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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Menezes, Luzimá Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T14:21:15Z | - |
dc.date.available | 2019-05-24T14:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Luzimá Gomes de. Psicopedagogia na instituição escola. . 2007. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42011 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Psicopedagogia na instituição escola | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia traz uma abordagem da instituição escolar como sistema organizacional, visualizando o papel do psicopedagogo, sua atuação nos diversos setores e as funções que exerce no processo de intervenção. O estudo realizado objetivou mostrar o trabalho da psicopedagogia no contexto escolar, assim como a sua importância na relação ensino/aprendizagem. Dá ênfase à psicologia social apresentando o esquema conceitual referencial operativo, como instrumento de análise do funcionamento grupal e individual voltado para a aprendizagem através da tarefa, assegurando desta forma a democratização nas ações e relações dos grupos. O conteúdo subsidia a compreensão da instituição escolar na sua complexidade e dinamismo, fortalecendo no leitor o conhecimento científico dos principais estudiosos do desenvolvimento humano. Contém os elementos necessários para o diagnóstico psicopedagógico na instituição escolar, relacionando a proposta político - pedagógico da mesma com fundamentação teórica e filosófica. A inclusão do capítulo sobre dificuldades de aprendizagem se fez necessário, pois referencia as questões concernentes ao assunto, esclarecendo as principais dificuldades encontradas entre os alunos da instituição escolar, trazendo para o profissional da educação, especialmente o psicopedagogo a informação e conseqüente compreensão dos comportamentos considerados problemas, bem como sobre o insucesso escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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