Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorMenezes, Luzimá Gomes de-
dc.date.accessioned2019-05-24T14:21:15Z-
dc.date.available2019-05-24T14:21:15Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMENEZES, Luzimá Gomes de. Psicopedagogia na instituição escola. . 2007. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42011-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titlePsicopedagogia na instituição escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia traz uma abordagem da instituição escolar como sistema organizacional, visualizando o papel do psicopedagogo, sua atuação nos diversos setores e as funções que exerce no processo de intervenção. O estudo realizado objetivou mostrar o trabalho da psicopedagogia no contexto escolar, assim como a sua importância na relação ensino/aprendizagem. Dá ênfase à psicologia social apresentando o esquema conceitual referencial operativo, como instrumento de análise do funcionamento grupal e individual voltado para a aprendizagem através da tarefa, assegurando desta forma a democratização nas ações e relações dos grupos. O conteúdo subsidia a compreensão da instituição escolar na sua complexidade e dinamismo, fortalecendo no leitor o conhecimento científico dos principais estudiosos do desenvolvimento humano. Contém os elementos necessários para o diagnóstico psicopedagógico na instituição escolar, relacionando a proposta político - pedagógico da mesma com fundamentação teórica e filosófica. A inclusão do capítulo sobre dificuldades de aprendizagem se fez necessário, pois referencia as questões concernentes ao assunto, esclarecendo as principais dificuldades encontradas entre os alunos da instituição escolar, trazendo para o profissional da educação, especialmente o psicopedagogo a informação e conseqüente compreensão dos comportamentos considerados problemas, bem como sobre o insucesso escolarpt_BR
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_lgmenezes.pdf332,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.