Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41976
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, José Albio Moreira de | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria Socorro Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T19:18:54Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T19:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SALES, José Albio Moreira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Artista ou professor: o docente de Arte do ensino superior no Ceará. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SALES, José Albio Moreira de (orgs.). Pensando com Arte. Fortaleza: Edições UFC, 2006. p. 15-29. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7282-221-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41976 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Didática e formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia universitária | pt_BR |
dc.subject | Docência de Arte no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Curso de Licenciatura em Música | pt_BR |
dc.title | Artista ou professor: o docente de Arte do ensino superior no Ceará | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Qual é o perfiI do professor de Arte que atua no Ensino Superior? A formação e as ligações com o meio artístico favorecem ou dificultam sua prática como professor? Pode o professor ser um artista da sua própria prática? A ideia e as ações da utilização da arte como recurso didático é historicamente reconhecida, temos vários exemplos de manifestações dessa natureza, no Brasil em todas as tendências pedagógicas, a começar pela escola tradicional onde os jesuítas se utilizavam de representações teatrais para a transmissão de valores religiosos e de conhecimentos.Por outro lado, professor como aquele que domina a arte de ensinar tudo a todos remonta o pensamento de Comênio (1592-1670), com sua Didática Magna pretendia que fossem seguidas as regras necessárias para o bem ensinar. Dessas constatações indagamos: é a docência uma arte? Uma habilidade? São os profissionais da área de Arte bons professores? Esse texto pretende discutir essas questões a partir de uma pesquisa realizada na linha de Didática e Formação do professor, com o título - Artista ou professor: limites e possibilidades de construção de um perfil do docente de Arte do ensino Superior do Ceará.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_capliv_jamsalesmsllima.pdf | 7,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.