Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, José Albio Moreira de-
dc.contributor.authorLima, Maria Socorro Lucena-
dc.date.accessioned2019-05-23T19:18:54Z-
dc.date.available2019-05-23T19:18:54Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSALES, José Albio Moreira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Artista ou professor: o docente de Arte do ensino superior no Ceará. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SALES, José Albio Moreira de (orgs.). Pensando com Arte. Fortaleza: Edições UFC, 2006. p. 15-29.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-221-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41976-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectDidática e formação do professorpt_BR
dc.subjectPedagogia universitáriapt_BR
dc.subjectDocência de Arte no ensino superiorpt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Músicapt_BR
dc.titleArtista ou professor: o docente de Arte do ensino superior no Cearápt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrQual é o perfiI do professor de Arte que atua no Ensino Superior? A formação e as ligações com o meio artístico favorecem ou dificultam sua prática como professor? Pode o professor ser um artista da sua própria prática? A ideia e as ações da utilização da arte como recurso didático é historicamente reconhecida, temos vários exemplos de manifestações dessa natureza, no Brasil em todas as tendências pedagógicas, a começar pela escola tradicional onde os jesuítas se utilizavam de representações teatrais para a transmissão de valores religiosos e de conhecimentos.Por outro lado, professor como aquele que domina a arte de ensinar tudo a todos remonta o pensamento de Comênio (1592-1670), com sua Didática Magna pretendia que fossem seguidas as regras necessárias para o bem ensinar. Dessas constatações indagamos: é a docência uma arte? Uma habilidade? São os profissionais da área de Arte bons professores? Esse texto pretende discutir essas questões a partir de uma pesquisa realizada na linha de Didática e Formação do professor, com o título - Artista ou professor: limites e possibilidades de construção de um perfil do docente de Arte do ensino Superior do Ceará.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_capliv_jamsalesmsllima.pdf7,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.