Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Emanuela Matos da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T18:50:34Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T18:50:34Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanuela Matos da. Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar. 2007. 44f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41972 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Auto-estima | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade além de ser algo extremamente importante em uma relação familiar e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação pais – filhos e professor - aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a construção da autonomia e a importância da auto-estima na vida de uma pessoa pois considera-se um fato relevante para um aprendizado satisfatório. Outro ponto considerado importante no estudo foi a adequação social e leitura do mundo do indivíduo que por influência cultural acaba tendo que se adequar a sistemas diferentes de ensino, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Auto-estima e afetividade foram apresentados neste trabalho como recursos que dão uma melhor demonstração das possibilidades de realização escolar por parte dos educandos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_emsilva.pdf | 177,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.