Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Barros, Rosilene Batista | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T14:04:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T14:04:27Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Rosilene Batista. Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. 2005. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41938 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.title | Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como propósito desenvolver uma apreciação sobre a questão da agressividade como fator desencadeador da violência no contexto educacional, neste aspecto levanta como problemática o fato de estar sendo observado no âmbito das escolas de ensino fundamental e médio espalhadas pelo Brasil inúmeros casos de violências gerados pela agressividade manifestada pelos educandos. Neste contexto as unidades de ensino não se mostrarem capazes de superar os problemas gerados pelo comportamento agressivo no interior das salas de aula, onde há um número expressivo de educandos que trazem consigo uma carga de emoções as quais são transmitidos mediante o comportamento rebelde e indisciplinado. Para desenvolvimento do presente estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa sendo feita uma investigação a partir da concepção de autores entre os quais pode-se citar Ajuriaguerra, Azevedo, Ceccarelli, Cubero, Fernandes, entre outros.Partindo de uma fundamentação teórica chega-se a conclusão de que o fator agressividade leva o indivíduo a explicitar ações as quais geram conflitos de ordem social e intelectual, levando o educando a evidenciarem dificuldades de aprendizagem e, assim o desestímulo para enfrentar os revés do processo educacional. Neste aspecto é que se torna necessário a atuação dos professores que por meio de técnicas e métodos eficazes podem vir a contornar a situação inibindo o fenômeno agressividade e promovendo o avanço no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_ rbbarros.pdf | 245,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.