Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.contributor.authorMiranda, Augusto Ridson de Araújo-
dc.date.accessioned2019-05-22T14:12:01Z-
dc.date.available2019-05-22T14:12:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo. Educação histórica: possibilidades para a formação docente em história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1499-1513.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41881-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação discentept_BR
dc.subjectPerspectiva Cognitivistapt_BR
dc.titleEducação histórica: possibilidades para a formação docente em históriapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa trilha das renovações teórico-metodológicas da ciência histórica, próprias da trajetória epistemológica da História no século XX, e motivadas pelo alargamento das concepções históricas de tempo, de fontes para a prática da pesquisa histórica, e principalmente das possibilidades de objetos de estudo ampliados e decorrentes desta abertura epistemológica na História (CARDOSO; VAINFAS, 1997), a área de pesquisa e de reflexões acerca do Ensino de História (um objeto de estudo ressignificado pela historiografia dos Annales e de seus sucessores) vem ganhando novos contornos a partir da segunda metade do século XX, ganhando novos domínios de estudo, com espaços cada vez maiores nos programas de pós-graduação e até mesmo de graduação em História e em Educação. Entrando em um desses domínios de estudo, um renovador campo surgiu, desde os anos 1970, em diálogo com a psicopedagogia dita construtiva, com a denominação de “Educação Histórica”,área de articulação teórico- -prática dos estudos em “Cognição Histórica” (BARCA, 2001b). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_agmagalhaesjunioraramiranda.pdf6,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.