Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães Junior, Antonio Germano | - |
dc.contributor.author | Miranda, Augusto Ridson de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T14:12:01Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T14:12:01Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo. Educação histórica: possibilidades para a formação docente em história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1499-1513. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41881 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Educação histórica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Formação discente | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva Cognitivista | pt_BR |
dc.title | Educação histórica: possibilidades para a formação docente em história | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na trilha das renovações teórico-metodológicas da ciência histórica, próprias da trajetória epistemológica da História no século XX, e motivadas pelo alargamento das concepções históricas de tempo, de fontes para a prática da pesquisa histórica, e principalmente das possibilidades de objetos de estudo ampliados e decorrentes desta abertura epistemológica na História (CARDOSO; VAINFAS, 1997), a área de pesquisa e de reflexões acerca do Ensino de História (um objeto de estudo ressignificado pela historiografia dos Annales e de seus sucessores) vem ganhando novos contornos a partir da segunda metade do século XX, ganhando novos domínios de estudo, com espaços cada vez maiores nos programas de pós-graduação e até mesmo de graduação em História e em Educação. Entrando em um desses domínios de estudo, um renovador campo surgiu, desde os anos 1970, em diálogo com a psicopedagogia dita construtiva, com a denominação de “Educação Histórica”,área de articulação teórico- -prática dos estudos em “Cognição Histórica” (BARCA, 2001b). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_agmagalhaesjunioraramiranda.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.